A 21ª edição da Flip (Festa Literária Internacional de Paraty) começou na quarta-feira (22) e já conta com muitas mesas literárias, performances artísticas, shows, exibições de cinema, entre outras atrações, na cidade fluminense. O evento acontece até domingo (26) e diversos convidados negros estão previstos na programação.
Conceição Evaristo, a escritora mais aguardada do evento, estará presente no final de semana. Sábado (25) ela participa de um bate-papo com o editor Vagner Amaro e a jornalista Renata Ferreira, na Casa Estante Virtual, em parceria com a Editora Malê.
Notícias Relacionadas
Câmara aprova a inclusão da escritora Carolina Maria de Jesus no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria
Experiência Negra em Espaço de Luxo: 52% dos clientes negros desistem da compra por conta do racismo
No domingo, será o grande lançamento do livro “Macabéa, Flor de Mulungu”, sua releitura de “A Hora da Estrela”, de Clarice Lispector, com direito a sessão de autógrafos. A designer Raquel Matsushita, a ilustradora Luciana Nabuco e a poeta Natasha Felix participam da mesa falando sobre as suas Macabéas, sobre o livro e sobre suas participações nesta releitura de Clarice Lispector, na Encruza Literária no Boteco Damião, às 10h.
Entre outros destaques da programação, nesta sexta-feira, será o encontro sobre as crônicas negras de Ruth Guimarães, com Junia Botelho, filha da escritora e organizadora de sua obra, e a escritora Juliana Borges, às 10h, na Casa Folha.
Já no sábado, na Casa da Cultura de Paraty, na Mesa 13, os autores Luiz Mauricio Azevedo, Eliana Alves Cruz e Ana Paula Pacheco, abordarão como se reinventam como autores para formar e usar a potência da literatura para libertar sujeitos da herança do mundo patriarcal e colonial.
Veja a programação completa aqui: https://www.flip.org.br/programacao-flip-2023/
Notícias Recentes
A violência de Estado e a barbárie cotidiana no Brasil
Deputado Pastor Henrique Vieira critica onda de violência policial no Brasil: "Fracasso ético civilizatório"