Após 60 anos do desaparecimento do Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante vencida por Hattie McDaniel em 1940, por seu papel em ‘…E O Vento Levou’, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas e o Museu da Academia de Cinema de Hollywood anunciaram nesta terça-feira (26) que concederão um substituto no próximo domingo, 1º de outubro.
A estatueta será entregue para a Faculdade de Belas Artes Chadwick A. Boseman da Universidade de Howard durante uma cerimônia intitulada “Hattie’s Come Home”, em Washington D.C, que irá celebrar a vida e o legado de McDaniel.
Notícias Relacionadas
“Razões Africanas”: documentário sobre influências da diáspora africana no jongo, blues e rumba estreia em novembro
Canal Brasil celebra Mês da Consciência Negra com estreia de longas, documentários e entrevistas exclusivas
Considerado um marco na história do cinema por se tratar do primeiro Oscar para uma pessoa negra, a atriz revelou antes de falecer em 1952, que o prêmio deveria ser doado para a universidade.
“Estou muito feliz que este Oscar esteja retornando ao que hoje é a Faculdade de Belas Artes Chadwick A. Boseman da Universidade de Howard. Este imenso pedaço de história estará de volta à Faculdade de Belas Artes para que nossos alunos se inspirem. A Sra. Hattie está voltando para casa!”, disse a atriz e reitora da Faculdade, Phylicia Rashad.
A cerimônia será realizada no Teatro Ira Aldridge e contará com a presença reitora da Faculdade de Belas Artes na abertura, e com a apresentação de canções de alunos atuais e um trecho da peça “Boulevard of Bold Dreams”, de LaDarrion Williams.
Entre 1936 e 1942, os atores e atrizes coadjuvantes não ganharam uma estatueta, mas uma placa de premiação. Porém, o Oscar substituto será uma icônica estatueta, revelaram em anúncio.
“Hattie McDaniel foi uma artista inovadora que mudou o curso do cinema e impactou gerações de artistas que a seguiram”, disseram Jacqueline Stewart, presidente do Museu da Academia e Bill Kramer, CEO da Academia, em comunicado. “Estamos entusiasmados em apresentar um substituto ao Oscar de Hattie McDaniel para a Howard University. Esta importante ocasião celebrará o notável trabalho artesanal e a vitória histórica de Hattie McDaniel”, completaram.
Notícias Recentes
Negros Trumpistas: para cientista político americano, empreendedorismo atrai jovens negros ao voto em Trump
Com 28 Grammys e 60 anos de carreira transformadora no jazz e no pop, Quincy Jones construiu parcerias históricas