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A Dendezeiro, uma marca negra reconhecida por sua inovação e representatividade na moda brasileira, lançou na quarta-feira, 18 de dezembro, uma coleção inédita inspirada em “Mufasa: O Rei Leão”, que estreou nos cinemas ontem, dia 19. A proposta une tradição e contemporaneidade, celebrando a ancestralidade, a conexão com a natureza e a força de quem constrói sua própria trajetória. As peças transcendem a moda, transformando-se em manifestações culturais.
Composta por oito looks, a coleção combina o universo africano de O Rei Leão com a estética nordestina da Dendezeiro. Cada peça reflete elementos e personagens do filme, reinterpretados sob a ótica da marca baiana. Tons terrosos, amarelos vibrantes, verdes intensos e texturas naturais, como palha e couro, conectam visualmente as savanas africanas ao sertão brasileiro.
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“É incrível quando a gente desenvolve um trabalho que se conecta com o mundo, e é cada dia mais importante que a Bahia seja o mundo. É uma honra sem tamanho cuidar da arte de Barry Jenkins (diretor do filme) e transformar isso a partir da nossa visão. Mostra não só a potência da moda nacional, mas como a Bahia é uma fonte inesgotável de criatividade. A Dendezeiro é uma prova de que o design emergente é sinônimo de futuro e por isso a gente está muito empolgado em mostrar o que construímos”, afirma Hisan, CEO e Diretor Criativo da Dendezeiro.
Reconhecida pelo site Mundo Negro como a maior grife negra do Brasil, a Dendezeiro é comandada por Hisan Silva e Pedro Batalha, que figuram na lista The Next 100 da Hypebeast. A marca conta com o apoio da Ashé Ventures, fundada pela atriz Viola Davis e o empresário Maurício Mota, que prioriza o Soft Power brasileiro. Na última edição do São Paulo Fashion Week, a Ashé foi patrocinadora master do desfile da Dendezeiro.
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Este ano, a marca conquistou mais de dez prêmios, incluindo “Marca do Ano” pelo Instituto C&A e Bazaar Brasil, além de reconhecimento internacional com o projeto “Respeita meu Capelo”, vencedor de um Leão de Prata no Cannes Lions e de um bronze na categoria Brand Experience & Activation.
A coleção Mufasa: O Rei Leão reflete um encontro poderoso entre o storytelling da Disney e a criatividade da Dendezeiro. Inspirado no símbolo de liderança e legado que Mufasa representa, o projeto reforça a visão da marca: empoderar pessoas a expressarem autenticidade, poder e orgulho cultural por meio da moda.
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“Acredito que existe uma explosão cultural dentro dessa parceria. Uma vez que o universo de ‘O Rei Leão’ conecta pessoas no mundo todo, a visão da Dendezeiro sobre esse projeto cria uma ponte entre a identidade nordestina e outros países. Além disso, reflete o olhar de uma empresa global que enxerga potencial na moda brasileira”, afirma Pedro, também CEO e Diretor Criativo da Dendezeiro.
Mara Ronchi, Head de Produtos de Consumo da Disney Brasil, reforça: “Diversidade, Equidade e Inclusão é um tema de extrema relevância para a The Walt Disney Company e permeia todas as nossas linhas de negócio. O lindo trabalho realizado pela Dendezeiro para ‘Mufasa: O Rei Leão’ mostra toda a potência criativa do nosso país, e reforça atributos importantes dessa história como a ancestralidade e a cultura africana”.
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A coleção, desenvolvida como um projeto artístico, apresenta peças únicas que não estarão disponíveis para venda.
Ficha Técnica
Diretor Criativo – Hisan Silva (@hisandeverdade)
Fotografia – Gui Luz (@guiluz__)
Videomaker – Leonardo (@leonardo.mf)
Drone: Agência lopes (@agency.lopes)
Social media – Gian Almeida (@gianallmeida)
Produção Executiva – Lorena Gomes (@llorena.gomes)
Gerente de Projeto – Ana Carolina Soares (@carol_cssoares)
Ass. de Produção – Camila Aduke (@camilaadukefotografia)
Beauty – Weiny (@Weinymk)
Ass. Beauty – Pamela Cássia (@pamelacassia20)
Styling – Hisan Silva (@hisandeverdade)
Ass. Styling – Fernanda Monteiro (@afemonteiro)
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Modelos:
Huan Pedroso (Zazu) (@huan.pedroso), Felipe Cruz (Skar) (@lipecruzz_), Renan Luz (Raafiki) (@wuzrenan), Tom Sant (Crocodilo) (@wevertonsant4), Lucas Gringo (Leão do frio) (@llucas__griingo), Ian Cerqueira (Mufasa) (@iancerqueiraa), Maria Clara (Sarabi) (@m.claraleiite) e Luna Marta (Deserto) (@_lunamarta)
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