Décima edição do Animage traz mostra Africana de curtas-metragens

0
635

A décima edição do Animage – Festival Internacional de Animação de Pernambuco chega com os melhores curtas e longas-metragens lançados no mundo a cada ano. Este ano as sessões estão distribuídas pela CAIXA Cultural Recife (programação gratuita), Cine São Luiz e Cinema da Fundação – Derby (preços populares), de 11 a 20 de outubro.

A programação do festival reforça a produção autoral e consolida uma identidade própria com ênfase na originalidade que se evidencia na Mostra Competitiva de curtas-metragens e estende pelas Mostras e Sessões Especiais de curtas e longas.

Pelo segundo ano consecutivo, o Animage abre um canal com a arte do cinema de animação do continente africano. Realizadores e realizadoras trazem uma expressividade autêntica, sincera e mostram tradições e contextos socioculturais de suas nações milenares. A sessão da Mostra Africana acontece neste domingo, dia 20, na CAIXA Cultural Recife, com entrada gratuita.

O Festival Animage é o único festival no Brasil que exibe mostra de filmes africanos de animação. A iniciativa em buscar a produção africana surgiu pois todos os anos a curadoria recebe muitas inscrições (este ano foram mais de 800) de filmes para participar da Mostra Competitiva.

A maioria dos filmes oferecidos na programação nunca chegaria à cidade se não fosse o festival, que oferece momentos de diversão e reflexão para plateias de todas as idades, além de promover intercâmbios artísticos com oficinas e atividades de formação. Artistas consagrados e revelações, que depois se tornaram grandes nomes, passaram pelo festival ao longo de uma década. O Animage sintoniza-se com a vanguarda artística e ao mesmo tempo resgata clássicos de riqueza inesgotável“, comenta Júlio Cavani, curador do festival.

Uma das importantes características do Animage é a presença expressiva de longas-metragens inéditos no Brasil em sua programação. Este ano também compõe a lista o clássico Meu Amigo Totoro, que o festival resgata após 30 anos do seu lançamento no Brasil.

A programação do Animage traz mostras especiais de curtas que apontam para o rico mosaico de técnicas e temas proporcionado pelo cinema de animação. Nesse décimo ano de existência, o festival reúne em duas sessões os curtas – metragens premiados nas categorias de Melhor Filme – Grande Prêmio Animage e Melhor Filme Infantil nas edições anteriores. Já as oficinas, apresentam como temas ministrados neste ano são Desenho Gestual com Kiana Naghshineh (da Alemanha), Animação com Recortes com Chia Beloto e Marila Catuária e, para as crianças, Animação Experimental com Bruno Cabús.

O Animage é realizado pela Rec-Beat produções com apoio da Prefeitura do Recife, Consulado Geral da França para o Nordeste em Recife, Instituto Francês do Brasil, Cinemateca da Embaixada da França no Brasil, Consulado Geral da República Federal da Alemanha no Recife, Cinema da Fundação e Cine São Luiz. Apoio Cultural CePE e patrocínio Caixa e Governo Federal.

Confira a programação completa clicando aqui.

Comments

Comentários