Décima edição do Animage traz mostra Africana de curtas-metragens

0
Décima edição do Animage traz mostra Africana de curtas-metragens

A décima edição do Animage – Festival Internacional de Animação de Pernambuco chega com os melhores curtas e longas-metragens lançados no mundo a cada ano. Este ano as sessões estão distribuídas pela CAIXA Cultural Recife (programação gratuita), Cine São Luiz e Cinema da Fundação – Derby (preços populares), de 11 a 20 de outubro.

A programação do festival reforça a produção autoral e consolida uma identidade própria com ênfase na originalidade que se evidencia na Mostra Competitiva de curtas-metragens e estende pelas Mostras e Sessões Especiais de curtas e longas.

Notícias Relacionadas


Pelo segundo ano consecutivo, o Animage abre um canal com a arte do cinema de animação do continente africano. Realizadores e realizadoras trazem uma expressividade autêntica, sincera e mostram tradições e contextos socioculturais de suas nações milenares. A sessão da Mostra Africana acontece neste domingo, dia 20, na CAIXA Cultural Recife, com entrada gratuita.

O Festival Animage é o único festival no Brasil que exibe mostra de filmes africanos de animação. A iniciativa em buscar a produção africana surgiu pois todos os anos a curadoria recebe muitas inscrições (este ano foram mais de 800) de filmes para participar da Mostra Competitiva.

A maioria dos filmes oferecidos na programação nunca chegaria à cidade se não fosse o festival, que oferece momentos de diversão e reflexão para plateias de todas as idades, além de promover intercâmbios artísticos com oficinas e atividades de formação. Artistas consagrados e revelações, que depois se tornaram grandes nomes, passaram pelo festival ao longo de uma década. O Animage sintoniza-se com a vanguarda artística e ao mesmo tempo resgata clássicos de riqueza inesgotável“, comenta Júlio Cavani, curador do festival.

Uma das importantes características do Animage é a presença expressiva de longas-metragens inéditos no Brasil em sua programação. Este ano também compõe a lista o clássico Meu Amigo Totoro, que o festival resgata após 30 anos do seu lançamento no Brasil.

A programação do Animage traz mostras especiais de curtas que apontam para o rico mosaico de técnicas e temas proporcionado pelo cinema de animação. Nesse décimo ano de existência, o festival reúne em duas sessões os curtas – metragens premiados nas categorias de Melhor Filme – Grande Prêmio Animage e Melhor Filme Infantil nas edições anteriores. Já as oficinas, apresentam como temas ministrados neste ano são Desenho Gestual com Kiana Naghshineh (da Alemanha), Animação com Recortes com Chia Beloto e Marila Catuária e, para as crianças, Animação Experimental com Bruno Cabús.

O Animage é realizado pela Rec-Beat produções com apoio da Prefeitura do Recife, Consulado Geral da França para o Nordeste em Recife, Instituto Francês do Brasil, Cinemateca da Embaixada da França no Brasil, Consulado Geral da República Federal da Alemanha no Recife, Cinema da Fundação e Cine São Luiz. Apoio Cultural CePE e patrocínio Caixa e Governo Federal.

Confira a programação completa clicando aqui.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display