O Festival Ori que chega, em sua primeira edição, com uma grade de mais de seis horas de produção audiovisual, desenvolvido e realizado pelo Cultne, o maior acervo digital de conteúdo negro do país, ocorrerá no Dia da Consciência Negra de 2020 com uma programação diversa para celebrar a memória, o presente e a continuidade do legado do povo negro brasileiro.
O Ori é um Festival Digital Transmídia, plataforma virtual de discussão e o fomento da memória cultural negra, mediante o uso de novas tecnologias de informação e comunicação no campo da cultura digital. A proposta é aproximar e integrar a audiência de todas as idades e classes sociais ao mundo digital, de inovação e cultura, a partir do uso de novas tecnologias de informação e comunicação em plataformas digitais.
Notícias Relacionadas
Lançamento de “Aspino e o boi” leva memórias quilombolas à literatura infantil
Peça teatral de Torto Arado estreia em São Paulo no Dia da Consciência Negra
A programação inédita é no formato de revista eletrônica, apresentada, dirigida e produzida – desde a captação de imagens até a edição – por pessoas negras. Com mais de seis horas de duração, a transmissão ao vivo do ORI agrega entrevistas, matérias, humor, música, poesia, história e narrativas negras. O evento é co-realizado pelo Olabi, em parceria com Open Society Foundations e Ford Foundation; uma iniciativa online que envolve tecnologia, inovação e cultura negra.
As gravações acontecem desde setembro, com locações no Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia, com pessoas e organizações negras que protagonizam iniciativas nas artes, finanças, estética, moda, educação, empreendedorismo, projetos sociais, entre outros. Apresentada por Lica Oliveira, Rafael Mike, Aza Njeri e Carlos Alberto Medeiros, em transmissão ao vivo a partir de estúdio montado no Rio de Janeiro, a revista eletrônica inédita promete tornar o Dia Nacional da Consciência Negra deste ano um momento histórico para a comunicação.
Talentos da música e poesia
Uma estreia, em especial, está em fase final de produção para apresentação exclusiva: da composição dos Mestres Altay Veloso e Paulo Cesar Feital, música inédita, com participação de sete talentosas cantoras negras do Rio de Janeiro (Marcelle Motta, Fabíola Machado, Amanda Machado, Flávia Santana, Tabatha Aquino, Gil Miranda e Rafaela Soares). Áudio e vídeo dessa música, feita exclusivamente para esse momento, estreiam no dia 20 de Novembro. .
A juventude negra e sua poesia potente também integram a grade, o Slam Ori Lonan é uma competição de poesia falada que será transmitida ao vivo, durante o Festival. Essa mostra de criatividade e talentos acontece com a presença de poetas e poetisas urbano/as a partir de São Paulo, Pernambuco, Rio de Janeiro e Bahia.
Serviço
FESTIVAL ORI – De cabeça na consciência
Data: 20 de Novembro de 2020
Hora: Das 15 às 21h
Local: Youtube do Cultne – bit.ly/FestivalOri
Teaser: http://bit.ly/FestivalOriChamada
Facebook: https://www.facebook.com/cultne
Instagram: https://www.instagram.com/cultne/
Notícias Recentes
Estudo aponta que 62% dos consumidores negros priorizam marcas com representatividade; Confira nossas dicas
Crianças autistas negras são 2,6 vezes mais propensas a receber diagnósticos errados antes do TEA