Creuza Oliveira, líder sindical e defensora dos direitos das trabalhadoras domésticas, receberá o título de Doutora Honoris Causa pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). A solenidade de entrega dessa honraria, um marco histórico para a categoria, ainda terá a data divulgada.
Ela é presidenta de honra da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD), secretária de Formação Sindical e de Estudos do Sindicato dos Trabalhadores Domésticos da Bahia (SINDOMÉSTICO/BA) e coordenadora-geral do Instituto 27 de Abril e será a primeira liderança sindical da categoria das trabalhadoras domésticas a receber essa homenagem no Brasil.
Notícias Relacionadas
Zileide Silva recebe primeiro Prêmio Glória Maria de Jornalismo na Câmara dos Deputados
Whoopi Goldberg lança rede global de esportes femininos e promete visibilidade inédita para atletas ao redor do mundo
A indicação de Creuza Oliveira para receber o título foi realizada por um grupo de especialistas liderado pela professora Elisabete Pinto, do Instituto de Psicologia da UFBA. A análise do memorial sobre a trajetória e as contribuições de Oliveira contou com a participação de renomados profissionais, incluindo representantes acadêmicos, pesquisadores e membros da sociedade civil.
A relevância do trabalho de Creuza Oliveira se destaca por sua atuação em prol dos direitos das trabalhadoras domésticas, conseguindo mobilizar e organizar mulheres negras em todo o Brasil em torno dessa causa. Sua atuação incansável resultou na conquista de direitos fundamentais para essa categoria. A concessão do título pela UFBA reconhece a importância de sua luta e o impacto social alcançado.
A professora Elisabete Pinto classificou Creuza como uma “intelectual orgânica”: “Creuza de Oliveira é uma intelectual orgânica que conseguiu organizar as mulheres negras de todo Brasil em torno da questão laboral. Poucos doutores conseguem que o conhecimento produzido por eles na academia tenha um impacto social e possa transformar vidas. Creuza é doutora porque logrou conquistar os direitos humanos das trabalhadoras domésticas. A UFBA compreende a sua importância da sua luta”.
Além do título de Doutora Honoris Causa, Creuza Oliveira já recebeu diversas premiações ao longo de sua carreira. Sua dedicação e trabalho incansável foram reconhecidos com o Prêmio Revista Cláudia “Mulheres que fazem a diferença” em 2003, o Prêmio Direitos Humanos do Governo Federal em 2003 e 2011, o Troféu Raça Negra da Faculdade Zumbi dos Palmares em 2013, entre outras honrarias.
Notícias Recentes
“Aquilombar é preciso”: Festival Gastronomia Preta celebra a culinária preta e fortalece empreendedores no Rio
Chef João Diamante explora conexões entre culinárias brasileira e boliviana em feira gastronômica na Bolívia