
A Praça de Inhaúma, na Zona Norte do Rio de Janeiro, será palco do Favela Gastronômica 2025 nos dias 12 e 13 de abril. O evento, idealizado por Rene Silva, fundador do Voz das Comunidades, integra gastronomia, cultura e impacto social e terá como uma de suas principais atrações a Cozinha Show, espaço que une formação e visibilidade para cozinheiros(as) de favelas, sob curadoria de Breno Cruz, criador do projeto Pretonomia (UFRJ), com aulas imersivas comandadas por chefs de destaque nacional, como Kátia Barbosa (criadora do consagrado Bolinho de Feijoada) e Regina Tchelly (fundadora do Favela Orgânica e referência em sustentabilidade alimentar).
Além de Barbosa e Tchelly, durante o Cozinha Show, o público poderá acompanhar, ao vivo, demonstrações com outros chefs experientes. Enquanto compartilham receitas e técnicas, seis ajudantes cozinham simultaneamente a preparação proposta, transformando a atividade em um verdadeiro espetáculo gastronômico. Ao todo, 40 pessoas por turma poderão aprender, provar e vivenciar a potência da cozinha como ferramenta de transformação.
Notícias Relacionadas



Das 40 vagas por turma, 20 serão reservadas para moradores do Complexo do Alemão, indicados por organizações locais. A proposta, segundo Silva, é garantir que a favela seja protagonista do evento: “Mais do que uma aula de culinária, é um palco onde a favela é protagonista. A Cozinha Show chega como um espaço de aceleração, formação e visibilidade. Um marco para a gastronomia das periferias”, destaca Rene Silva, fundador do Voz das Comunidades e idealizador do evento.
Esse ano, o Favela Gastronômica conta com uma estrutura ampliada que terá feira de empreendedores, shows, oficinas e rodas de conversa.
SERVIÇO
Favela Gastronômica 2025
Onde: Praça de Inhaúma (Inhaúma, Zona Norte – RJ)
Quando: 12 e 13/04/2025
Horário: 11h às 19h
Entrada gratuita
Instagram: @favelagastronomicarj
Notícias Recentes


