
Racismo ambiental e certificação de terras quilombolas foram alguns dos temas de uma carta aberta carta do movimento negro que será apresentada nessa sexta(05), em Glasgow, durante a COP26 ( 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas) . O documento publicado pelo Coalização Negra por Direitos “Para controle do aquecimento do planeta – desmatamento zero: titular as terras quilombolas é desmatamento zero” foi assinado por mais de 200 organizações. O evento acontece no Reino Unido.
O texto defende uma incidência direta contra o racismo ambiental, pela redução do aquecimento do planeta, desmatamento zero nas florestas Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica e Caatinga brasileira e em defesa da titulação das terras e dos territórios quilombolas também como estratégias pelo desmatamento zero. O documento na íntegra pode ser encontrado no site da Coalizão Negra por Direitos (versões também em inglês, espanhol e francês).
Notícias Relacionadas



Segundo as organizações, “a crise climática é também humanitária” e tem impacto direto na vida das populações negras, quilombolas e dos povos indígenas. No Brasil, a maioria populacional é negra e representa, hoje, 56% da população (IBGE, 2020).
Tudo isso passa também pela luta contra o racismo ambiental. “O debate fundamental de racismo ambiental ainda não encontra ampla adesão, ou é negado, pelos movimentos ambientalistas no Brasil, assim como falta racializar as políticas públicas ambientais”, diz o texto.
Racismo ambiental é a discriminação racial na elaboração de políticas ambientais, aplicação de regulamentos e leis, direcionamento deliberado de comunidades negras para instalações de resíduos tóxicos, sanção oficial da presença de venenos e poluentes com risco de vida à comunidades e exclusão de pessoas negras da liderança dos movimentos ecológicos. Refere-se à qualquer política, prática ou diretiva que afete ou gere desvantagens de maneira diferenciada (seja intencional ou não) a indivíduos, grupos ou comunidades com base em raça ou cor. (fonte: ecycle )
Notícias Recentes


