Para fechar a última semana no mês da Consciência Negra com chave de ouro, Salvador recebe o “Encontros Tropicais: Frequências do Gueto”. Promovido pela marca Devassa que tem apoiado uma série de eventos que promovem a cultura negra brasileira. O show acontece nesta sexta-feira (26), a partir das 19h30 na Concha Acústica do Teatro Castro Alves.
O line up é um dos melhores do novembro negro de 2021 tendo Carlinhos Brown, Larissa Luz, Criolo, Alcione, WD, participante da 10ª temporada do The Voice Brasil” Jéssica Ellen e Banda Didá
Notícias Relacionadas
Dicas de desapego e decoração ancestral para o fim de ano com a personal organizer Cora Fernandes
Beyoncé supera recorde histórico e é a artista feminina mais premiada pela RIAA
Não ter ingresso ou morar em outra cidade, não é desculpa para não acompanhar o show. O canal Multishow e Bis transmitirão o evento ao vivo que também poderá ser assistido pelo canal da Devassa no Youtube.
Produzido pelo DJ baiano Rafa Dias, do grupo Àttøøxxá, em cocriação com Brown e Larissa, o show celebrará os ritmos originários dos guetos que inspiraram uma música inédita da marca na série de Devassa “Criatividade Tropical: Abre as Portas para o Gueto” cocriada pela cantora IZA e jovens talentos das periferias brasileiras.
PROGRAMAÇÃO COM EXCELÊNCIA NEGRA
O ponto de partida de “Encontros Tropicais: Frequências do Gueto” é o samba, ritmo que nasceu marginalizado, já foi proibido e desde sempre retrata a realidade das periferias trazendo em suas letras cheias de suingue e malemolência a mensagem de resistência – que segue fazendo escola no rap e no funk atuais. Nesse bloco, sambas clássicos de Dona Ivone Lara e Leci Brandão ganham texturas tropicalizadas nas vozes da artista convidada Alcione e dos anfitriões Carlinhos, Larissa e Rafa, com a batucada que balança o gueto desde o início do século.
O segundo ato do show abre espaço para a Black Music dos anos 1970 e 1980, com o soul, a disco e a tecnologia eletrônica invadindo as pistas de dança no Brasil. O momento baile, com o protagonismo da dança, refletirá sobre como num momento de grande repressão e autoritarismo a criatividade tropical consegue se reinventar no gueto, e um movimento de orgulho e exaltação da cultura negra ganha forma – dando origem inclusive ao Dia da Consciência Negra, data criada pelo Movimento Negro na década de 1970. Os convidados WD e Jéssica Ellen se une aos anfitriões Carlinhos, Larissa e Rafa para revisitar sucessos de Cassiano, Tim Maia e Jorge Ben Jor.
O terceiro e último bloco do espetáculo chega aos anos 1990, quando a herança rítmica da música de pista tropicaliza a raiz ancestral para criar novas sonoridades. É a atualidade, a profusão de ritmos, do funk carioca ao pagodão, do rap, ao trap e ao afrobeats que explode atualmente nas periferias. É a nova história da música popular brasileira que continua nascendo e resistindo nos guetos. Nesse ato, os convidados Criolo, WD e Banda Didá e os anfitriões Carlinhos, Larissa e Rafa dividem os vocais com talentos de periferias brasileiras descobertos por Devassa na série “Criatividade Tropical: Abre as Portas para o Gueto
Serviço
Show “Encontros Tropicais: Frequências do Gueto“, promovido por Devassa
Data: 26 de novembro (sexta-feira)
Local: Concha Acústica do Teatro Castro Alves (Praça Dois de Julho, s/n, Campo Grande, Salvador)
Abertura do local: 18h
Horário do show: 19h30 até 21h20
Transmissão ao vivo: canal no YouTube de Devassa e do Multishow | canal de TV por assinatura BIS
Reprises Multishow: 28/11, às 19h; 29/11, às 00h15; e 30/11, às 14h
Este é um conteúdo pago feito em parceria com Devassa.
Notícias Recentes
‘O Auto da Compadecida 2’: Um presente de Natal para os fãs, com a essência do clássico nos cinemas
Leci Brandão celebra 80 anos e cinco décadas de samba em programa especial da TV Brasil