Conheça o Carnaval de Calabar: A maior festa de rua da África

0
431

Com inspirações que vão das batidas de tambores que resultaram em ritmos como samba às vestimentas coloridas, com máscaras, a vasta diversidade cultural africana impactou nas celebrações do carnaval em todo o mundo! 

Celebrado em mais de 50 países, acredita-se que o carnaval teve início há 5000 anos no Egito, mas é na capital do estado de Cross River, na Nigéria, Calabar que é evento ganha destaque no continente: o que surgiu no início dos anos 2000, com objetivo de mostrar a herança local, atrair turistas e fortalecer a economia local, hoje tem apreciação de mais de 2 milhões de pessoas e tem acontece durante todo o mês de dezembro, do primeiro ao último dia, sendo o maior e mais longo evento turístico da África Ocidental.

O Carnaval de Calabar começa oficialmente com uma cerimônia de iluminação da árvore, seguida de festas de ruas, carnaval infantil, desfiles de carros antigos, concursos gastronômicos, desfiles de moda, danças tradicionais, festival de máscaras e apresentações musicais, contando inclusive com participações internacionais, como astros americanos do rap Nelly e Fat Joe. Há também competições esportivas que englobam o tradicional torneio de futebol, Copa Carni-Cal, um popular torneio de golfe, uma regata de barco, dentre outros esportes.

A beleza negra também é exaltada durante o carnaval, com o concurso Senhorita África. O ponto alto do festival é o desfile no Estádio UJ Esuene, onde 5 bandas concorrendo a um prêmio em dinheiro e título de Banda do Ano desfilam por 12 quilômetros com músicos, DJs, carros alegóricos, e cerca de 10 mil integrantes em cada banda vestindo trajes ímpares. Cada banca tem, além do nome, uma cor, lembrando os desfiles de escolas de samba brasileiras. As atuais são:

  • Bayside Band é a banda azul, liderada pelo criador do Carnaval de Calabar e ex-governador do estado. Permite que qualquer pessoa entre na banda, mesmo estrangeiros.
  • Masta Blasta Band é conhecida por ser a família laranja! Eles se denominam a banda mais divertida e é a maior de todas as bandas, com mais de dez mil membros de todos os cantos do mundo. 
  • Banda da liberdade é definida pela cor amarela. Essa banda sempre esteve entre as três primeiras bandas, desde 2004! 
  • Seagull Band é a banda vermelha e foi descrita como a banda mais estilosa e melhor coordenada, sendo conhecida por seu patriotismo, já que tudo sobre a banda está relacionado à Nigéria. 
  • Passion 4 Band é conhecida como a Banda Verde e é a que coleciona o maior número de títulos, sendo a única que possui duas alas – uma infantil e outra adulta. 

Carnaval de Calabar é, sem dúvida alguma, uma maratona cultura ímpar a se prestigiar no fim de ano em África!

Comments

Artigo anteriorOlodum recebe apoio e confirma live de Carnaval
Próximo artigoFKA Twigs e Getty Images anunciam projeto para empoderar produtores de conteúdo negros
Sauanne Bispo cursou Estatística na Universidade Federal da Bahia, Turismo na Univ. Estácio de Sá e especializou-se em Empreendedorismo Social pela Universidade da Pensilvânia. Descobriu o mundo das viagens durante seu primeiro intercâmbio em Louisiana, nos Estados Unidos. Foi tripulante de navio cruzeiro, trainee na maior organização de fomento a desenvolvimento de países africanos da América do Norte, Africare, em Washington D.C., e coleciona experiências profissionais na Índia, Rússia e África do Sul. Especialista em educação e vivências internacionais, já passou por mais de 30 países e tornou-se desbravadora do mundo apaixonada pela África.