O Conselho Nacional de Autorregulação Publicitária (Conar) deve julgar o vídeo publicitário da rede de fast food Burger King, estrelado por Clóvis Basílio dos Santos, conhecido como Kid Bengala, ex-ator pornô. A propaganda, criada pela agência Jotacom como parte da campanha “Exagero”, gerou polêmicas devido ao uso de piadas com duplo sentido, levando a marca a retirá-la do ar.
De acordo com a informação, divulgada pelo portal Meio & Mensagem, o Conar fiscalizador deve abrir um processo “para analisar a conduta da marca e da agência bem como para fixar jurisprudência para o caso”, mesmo que o vídeo tenha sido retirado do ar.
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Com piadas de teor sexual, a campanha “Exagero” tinha como objetivo promover a oferta de “2 Whopper por R$ 25”. No vídeo, Kid Bengala faz comparações entre o tamanho do lanche e partes de seu corpo, utilizando um humor considerado por parte do público como apelativo.
A retirada da propaganda das redes sociais ocorreu em 13 de fevereiro, após uma enxurrada de críticas. Em comunicado, o Burger King justificou a decisão afirmando que a campanha tinha como objetivo único entreter o público, especialmente os jovens a partir de 18 anos, mas optaram por retirar o material do ar para evitar a ampliação das discussões e polarizações nas redes sociais.
A agência responsável pela criação do comercial, Jotacom, também se pronunciou sobre o caso, destacando que sua intenção era “criar interações leves e divertidas com o público-alvo da marca, os jovens adultos. Após analisar os dados gerados pelo vídeo, decidimos, em conjunto com o cliente, retirar o material do ar”, mas afirmaram que a campanha continuaria com novos personagens.
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