A Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) e o Ministério da Saúde (MS) celebraram no último dia 27 de outubro um acordo de cooperação técnica que visa a implementação de ações conjuntas que assegurem a adesão do MS à campanha “Igualdade Racial é pra Valer”.
Implementar a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra é um dos objetivos do pacto firmado no dia Dia Nacional de Mobilização Pró Saúde da População Negra.
Notícias Relacionadas
"Seguimos também batalhando por reparação", diz Anielle sobre desculpas à escravidão do Governo
Humanity Summit 2024 discute justiça racial e reparações no Rio de Janeiro
O projeto de uma política de saúde pró população negra foi aprovado em 2006 pelo Conselho Nacional de Saúde. Entre seus objetos estão combater a discriminação étnico-racial nos serviços e atendimentos oferecidos no SUS, bem como promover a equidade em saúde para a população negra.
O acordo entre os dois órgãos federais prevê, ainda, a implementação do Programa de Enfrentamento ao Racismo Institucional no MS e no SUS; e a divulgação e atendimento do disposto no capítulo I do Estatuto da Igualdade Racial, que trata do direito à saúde.
Para a Ministra da Igualdade Racial, Luiza Bairros o compromisso assumido pelo MS no sentido do enfrentamento do racismo institucional é uma característica emblemática do acordo de cooperação.
Notícias Recentes
Mirella Archangello, que ficou conhecida como “repórter mirim”, alcança 960 na redação do Enem e planeja cursar Jornalismo
“Cinema negro afetivo e verdadeiro”: diretor e protagonista falam sobre a potência de ‘Kasa Branca’
Comments are closed.