A Vivo promove no mês de novembro – da Consciência Negra – ações e debates para discutir a representatividade negra e da cultura afro no país. Como marca tecnológica e comprometida com a diversidade, a empresa lançou nesta sexta-feira (6) o projeto “Fábulas da Conexão”, com quatro curtas-metragens que irão mostrar histórias que unem a tecnologia com elementos inspirados no realismo fantástico e narrativas brasileiras. Todos os episódios foram produzidos com a curadoria de Andreza Delgado, uma das criadoras da PerifaCon, e trazem jovens roteiristas, ilustradores e animadores, de diferentes lugares do Brasil, para dar vida aos textos.
“A Vivo é uma marca diversa, inclusiva e que promove conexões genuínas. Escolhemos fazer um projeto nessa magnitude, pois acreditamos que podemos ajudar a criar novos capítulos na história ligados a questão racial. Escolhemos fazer isso usando a linguagem do afrofuturismo por se aproximar do nosso propósito ‘Digitalizar para Aproximar’”, explica Marina Daineze, diretora de Imagem e Comunicação da Vivo.
Notícias Relacionadas
Denzel Washington se torna o ator negro mais indicado ao Globo de Ouro; veja os filmes que marcaram sua trajetória
A$AP Rocky será a estrela do novo filme de Spike Lee, ao lado de Denzel Washington
Os curtas-metragens trazem temas como afrofuturismo, ancestralidade e o brincar sob o olhar periférico, sempre numa perspectiva tecnológica. Além da curadoria de Andreza Delgado, os roteiristas que integram o projeto contaram com a mentoria de Renata Martins e Diego Paulino, nomes expoentes no cinema nacional. As narrações dos episódios serão feitas por grandes vozes: Luedji Luna, Lia de Itamaracá, Linn da Quebrada e Russo Passapusso.
“Nesse projeto resolvemos apostar em talentos negros e da periferia, para que possamos contribuir para ampliar o espaço de fala e de atuação no mercado, além de mostrar a qualidade do conteúdo produzido por eles”, explica Marina.
Os filmes foram lançados em uma pré-estreia com uma cabine virtual nos moldes de grandes produções. O Mundo Negro participou da cabine e vamos contar um pouco sobre cada episodio apresentado.
O primeiro episódio com participação especial da Lia de Itamaracá fala sobre astronomia. Com ilustrações de Lucas Lima e Lucas dos Santos Almeida o curta mostra a galáxia sendo explorada por uma criança preta. O roteiro é de Thaís Hern com mentoria de Renata Martins. O curto é nada menos do que emocionante.
O segundo episódio, narrado por Luedji Luna, retrata Ana uma menina preta que é “convocada” pelos tambores ancestrais para se tornar uma guerreira.
O terceiro episódio roteirizado por Erickson Marinho é baseado no artigo “Elas não querem brincar comigo”: A dor de presenciar o racismo na infância; Escrito pela BossLady do site Mundo Negro o artigo foi publicado em 2018. A partir desse artigo, Erickson com mentoria de Renata Martins, criaram uma fábula em que a criança faz uma viagem ancestral com a avó.
Atuante como mentora do projeto, Renata Martins conta como foi o processo de criação: “Foi um desafio. Transformar histórias tão grandiosas em um trabalho de pouco mais de um minuto é um processo de lapidação.
Para além de uma ação social, é uma ação profissional“.
Trilha sonora
Além de emprestar a sua voz para a narração do segundo episódio, Luedji Luna também empresta a sua voz para a trilha sonora do projeto. O combo Linn da Quebrada, Luedji Luna e Baiana System criaram uma canção que traz um misto de tambores, batidas eletrônicas e calmaria da voz de Luedji e a potencia de Linn. Podemos colocar a canção na categoria Afrofuturista.
Parte da canção diz: O futuro é agora, o passado já passou, o futuro é você.
Para Luedji, que agora é mãe de uma criança preta, “é preciso pensar em conteúdos para as crianças“. Luedji diz que o projeto “é a reafirmação da nossa identidade“.
“Apesar de já ter participado de outras publicidades essa é a primeira vez em que trabalho com uma equipe majoritariamente preta dentro de uma empresa privada. Uma experiência completamente nova e fico feliz da vivo está comprometida em cumprir a sua função social“, conclui a cantora.
Os curtas serão publicados semanalmente nos canais digitais da vivo. Com a hashtag #FuturoVivo, a marca vai reunir todas as suas ações em seus canais digitais no mês da Consciência Negra para ampliar as discussões do tema nesse período.
Influenciadores negros assumem perfil da Vivo
Dentro do objetivo de ampliar o espaço para abordar os temas ligados a cultura negra, a Vivo convidou quatro influenciadores negros para fazer “takeovers” no perfil da marca no Twitter durante o mês de novembro. Para participar da ação, a Vivo convidou Gabi Oliveira, Ale Santos, Laressa Teixeira e Jeferson Delgado. A cada semana, no mesmo dia do lançamento de um novo episódio do “Fábulas da Conexão”, um dos influencers convidados assumem o espaço para falar sobre suas referências nos vídeos e as suas impressões, além de interagir com pessoas que se engajarem com a ação. O objetivo é que eles amplifiquem o debate sobre pautas da comunidade negra usando o espaço da marca e que possam tratar com propriedade os temas ligados as histórias que a Vivo está apresentando no projeto.
Notícias Recentes
FOTO 3X4: HUD BURK - Cantora
‘O Auto da Compadecida 2’: Um presente de Natal para os fãs, com a essência do clássico nos cinemas