O mês de novembro em Salvador vai concentrar uma intensa programação de música, cinema, turismo, moda e empreendedorismo negro. Com o novo projeto ‘Novembro Salvador Capital Afro’, a capital baiana, que concentra a maior parcela de pessoas negras fora da África, tem o objetivo de se consolidar como o principal ponto turístico no mês da consciência negra.
O novo projeto surge após a criação do ‘Salvador Capital Afro’, um projeto de incentivo ao turismo negro dentro da cidade. Em entrevista ao MUNDO NEGRO, Maylla Pita, Diretora de Cultura de Salvador, contou detalhes sobre o novo calendário de ações da cidade. “O Salvador Capital Afro cresceu. Nos primeiros anos desse projeto, através de um processo de escuta e articulação com os protagonistas da cultura negra da nossa cidade, desenvolvemos o Plano de Desenvolvimento do Afroturismo, que nos apontou a necessidade de qualificar e fortalecer os afro empreendedores locais, criar ambientes de negócios para conectar a os agentes da economia criativa negra daqui com o mercado nacional e internacional, colaborar com a estruturação dos nossos roteiros e experiências de afroturismo e, por fim, executar estratégias de projeção de Salvador enquanto destino, enquanto a cidade de conexão afrodiaspórica que somos“, diz Pita.
Notícias Relacionadas
Floresta dos Guarás: Um mergulho nas raízes afro-brasileiras e no turismo comunitário no Maranhão
Afropresstrip, organizada pelo Guia Negro, percorre 14 cidades e 11 quilombos e destaca herança ancestral negra do Maranhão
Com eventos nacionais e internacionais, entre os dias 18 a 26, Salvador vai sediar eventos de música e cinema, como o AFROPUNK Bahia e o Festival Internacional do Audiovisual Negro do Brasil (FIANB), o Festival Salvador Capital Afro, com foco na economia criativa negra e o Afro Fashion Day, com a participação dos blocos Afro e afoxés, numa prévia do Carnaval.
Já no início do mês, o Festival Liberatum recebe a modelo Naomi Campbell, e os atores Taís Araújo e Lázaro Ramos, em uma programação que tem como objetivo referenciar e celebrar agentes de mudança negros e discutir cultura, entretenimento, desenvolvimento social e diversidade. Além disso, a reabertura, no dia 6, do Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (Muncab), com a premiada exposição “Um Defeito de Cor”, inspirada no livro homônimo de Ana Maria Gonçalves, deve atrair recorde de público. “Hoje abrimos as portas para receber as visitas, lançando o Novembro Salvador Capital Afro, esse robusto calendário que conecta criatividade, negócios, inovação, tecnologia, circulação artística e celebração que coloca no centro o potencial de impacto da cultura negra na cidade de Salvador“, conclui Pita.
Confira a programação de Salvador em novembro:
3 a 5 de novembro – Liberatum
Festival internacional humanitário que já passou por 13 países, incluindo Reino Unido, Índia, México, Estados Unidos, Filipinas, Turquia e agora desembarca no Brasil. Vai reunir em Salvador lideranças negras do mundo das artes, tecnologias e negócios.
7 de novembro – Seminário Nacional do Samba
Iniciativa da Unesamba, que reúne nove blocos de samba de Salvador, e que discutirá a cadeia produtiva do samba e o potencial de geração de empregos e de renda na economia da cidade e do país. Evento será no Centro Histórico.
10 e 11 de novembro – Candyall e Tal
Projeto realizado anualmente no bairro do Candeal, realizado pelo projeto Pracatum, que ocupa a localidade com apresentações musicais, oficinas de percussão, entre outras demonstrações culturais.
18 e 19 de novembro – Festival Afropunk
Maior festival de cultura negra do mundo, ocorrerá novamente em Salvador, com shows especiais de Alcione e a escola de Samba Mangueira e Carlinhos Brown cantando o Alfagamabetizado. O evento também reunirá artistas como Iza, BaianaSystem, Majur, Olodum, O Kannalha, entre outros.
20 de novembro – Caminhada da Liberdade
Organizado pelo Fórum das Entidades Negras da Bahia, a tradicional caminhada ocorre todos os anos no Dia Nacional da Consciência Negra, exaltando a importância da luta das pessoas negras e terá o apoio da Prefeitura de Salvador.
20 e 21 de novembro – Festival Afrofuturismo Vale do Dendê
Festival realizado pela incubadora de startups baiana Vale do Dendê, vai reunir especialistas negros em tecnologia e inovação de todo o Brasil, para compartilhar as suas experiências com a comunidade jovem de Salvador.
21 a 25 de novembro – Festival Internacional do Audiovisual Negro do Brasil
Maior festival de cinema negro do país, o evento vai trazer convidados internacionais para compartilharem a sua vivência na cadeia produtiva do audiovisual com os produtores da capital baiana.
22 a 24 de novembro – Festival Salvador Capital Afro
Festival de empreendedorismo, de negócios, de música e de economia criativa focado no público negro, que é realizado com o apoio da Prefeitura de Salvador.
24 a 26 de novembro – Expo Carnaval
Exposição para falar sobre a cadeia produtiva e econômica do Carnaval, neste ano será focado na cultura negra de Salvador, reunindo artistas, dirigentes culturais, produtores e outras personalidades da área.
25 de novembro – Afro Fashion Day
Desfile de moda abraçando estilistas negros, focado na promoção da autoestima da população negra de Salvador.
25 de novembro – Dia Nacional da Baiana de Acarajé
Data para celebrar e debater melhorias para esse ofício, tão importante para a cultura baiana, com homenagens e distribuição de kits com tabuleiro, ombrelone e outros materiais.
26 de novembro – Caminhada do Samba
O tradicional evento dos blocos de samba, que se apresentam no final de novembro, será incorporado ao calendário do Novembro Salvador Capital Afro.
30 de novembro – Scream Festival
Festival de inovação e criatividade que ocorre tradicionalmente na cidade, desta vez terá também um enfoque no público negro e nas suas potencialidades.
Notícias Recentes
FOTO 3X4: HUD BURK - Cantora
‘O Auto da Compadecida 2’: Um presente de Natal para os fãs, com a essência do clássico nos cinemas