Cocada Angolana, um doce com “cara” do Brasil

0
Cocada Angolana, um doce com “cara” do Brasil
Foto: Stefhan Behar

A cocada é uma iguaria que tem relação profunda com com as religiões de matrizes africanas, a exemplo no candomblé, a iguaria possui um significado mais especial. Para os adeptos, a cocada é dada como oferenda para Oxalá, o principal orixá e o doce representa as crianças.

As cocadas preparadas nos tempos de Brasil colônia eram feitas com açúcar escuro, semelhante ao mascavo de hoje, por causa disso, elas eram escuras, ainda não existia a cocada branca, que seria produzida futuramente com o açúcar cristal.

Aqui no Brasil tem cocada “branca” ou “preta”, com o açúcar queimado, e pode ser enriquecida com leite ou com um pouco de fruta como abacaxi, maracujá, capuaçu…

É unânime as melhores cocadas são aquelas artesanais, vendidas nas feiras, nos tabuleiros da baiana, nas casa do norte, etc.

Em Angola a cocada também é simples, saborosa e, é claro, guarda uma história, uma riqueza cultural quando falamos de alimentos da Diáspora Africana, em breve contaremos a história.

Como o próprio nome diz, a cocada leva como ingrediente principal o coco, uma fruta muito nutritiva e barata, que pode ser encontrada facilmente nos mais diversos locais.

Vamos a receita da cocada Angolana

Deliciosa assada ou cozida, segue a receita pra você se deliciar.

Preparo:

3 xícaras (720 ml) de água
2 xícaras (360 g) de açúcar
6 xícaras (420 g) de coco fresco ralado
15 gemas (255 g), passadas na peneira
2 pedaços pequenos de canela em pau (3 g)
4 cravos-da-índia (1g)
1 colher (sopa) (15 ml) de essência de baunilha

Preparo

1) Numa panela, coloque a água, o açúcar e o coco, misture bem, tampe a panela e leve ao fogo alto por 40 minutos, até começar a aparecer o fundo da panela.
2) Retire do fogo e deixe esfriar.
3) Então, junte as gemas, a canela, o cravo e a baunilha, misture bem e leve ao fogo novamente, mexendo constantemente, por mais 20 minutos, até as gemas estarem cozidas.
4) Retire e transfira para uma compoteira.

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display