Com a temática “Descolonização do Olhar para um Cinema Antirracista“, a jornalista e professora Rosane Borges inaugura o cronograma de atividades do Curso de Cinema Documental Odilon Lopez. O evento será aberto à comunidade e ocorrerá no dia 1º de fevereiro, em formato online, a partir das 19h. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas no site: www.macumbalab.com.br .
A atividade marca a primeira etapa do projeto “Odilon Lopez – 50 Anos”, que celebra o legado de um dos primeiros diretores negros de cinema do Brasil. O Curso de Cinema Documental Odilon Lopez é intencionalmente voltado para capacitação de jovens negros, negras, de periferias e quilombos do Rio Grande do Sul. Durante as aulas, que seguirão até o mês de abril, as disciplinas abordarão História Afrocentrada do Cinema, roteiro, produção, direção e edição de documentário. Ao final dos encontros, os participantes realizarão um minidocumentário autoral.
Notícias Relacionadas
Filme com Keke Palmer e SZA tem data de estreia anunciada para janeiro de 2025
Queen Latifah e Will Smith produzirão cinebiografia da rapper em série de filmes sobre hip-hop
Realizado pelo Coletivo Macumba Lab e Reina Produções, o projeto “Odilon Lopez – 50 Anos” é um dos contemplados na lei Aldir Blanc de incentivo às produções culturais (Lei federal nº 14.017/2020). A iniciativa também realizará um curta-documentário sobre a vida e obra de Odilon Lopez, com a participação de fontes ligadas à família do cineasta, além de pesquisadores e personalidades do cinema gaúcho. O material será gravado e produzido inteiramente com profissionais negros e negras do cinema do Rio Grande do Sul.
SERVIÇO
Curso de Cinema Documental Odilon Lopez: Aula Aberta com Rosane Borges
Data: 1º de fevereiro (segunda-feira)
Horário: 19hLocal: Online. Inscrições gratuitas em: www.macumbalab.com.br
Notícias Recentes
Abordada sobre festas de Diddy, Rihanna responde: 'Isso é loucura'
"Time Next 100" tem Anielle Franco, Aaron Pierre, Crystal Asige e Shaboozey