Cineasta negra lança filme sobre universitários negros e saúde mental

0
25985

A Universidade pública brasileira se configura como um espaço onde a predominância de alunos, funcionários, professores e pesquisadores, é branca. Vivendo isso diariamente, a cineasta Natasha Rodrigues, negra e graduada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), decidiu, no seu trabalho de conclusão de curso, lançar o olhar para os conflitos vivenciados pelos alunos negros nestes espaços.

A decisão veio quando Natasha soube da história de um aluno negro que, recém chegado ao campus, passou a ter mania de perseguição. Neste momento a diretora começou a pensar a relação do racismo com a saúde mental e destes questionamentos nasceu o  “Cabeças Falantes”.

Neste filme ela expõe, na condução ficcional e nos depoimentos, as crises existenciais vividas pelos raros alunos negros da instituição, ao mesmo tempo que molda a perspectiva de uma nova realidade a partir da organização do Núcleo de Consciência Negra da Unicamp e da recente aprovação das cotas no vestibular da Universidade.

O  “Cabeças Falantes” será exibido no dia 18 de novembro, às 18 horas, no Espaço Cultural TORTA – Rua Duque de Caxias, 537, Centro. Campinas/SP. Logo após a exibição do filme haverá bate-papo com Natasha Rodrigues (diretora; multimeios – Unicamp); Carolina Santos Pinho (pesquisadora; educação – Unicamp) e Day Rodrigues (realizadora e feminista negra). A entrada para o evento é gratuita. Saiba mais clicando AQUI.

Cabeças Falantes de Natasha Rodrigues na Torta

Asseguramos aqui uma fala diversa. Ao mesmo tempo, distinta das que os estudantes negros, em geral, encontram nas universidades publicas "de ponta". A chamada tá feita e o encontro será dia 18 às 18 horas. Na Torta. Estão confirmadas até agora a diretora e estudante em multimeios Natasha Rodrigues (Unicamp) e a doutora em educação Carolina Santos Pinho (Unicamp). A palestra + debate é uma produção Âmbar Elétrico [Raquel M Galvão]. Confiram o vídeo-convite que editamos com o aplicativo online Adobe Spark! (uma das fotos presentes no vídeo é fruto da parceria com o Rafael Kennedy <3)

Posted by Âmbar Elétrico on Thursday, November 9, 2017

Comments

Comentários