Cineasta negra lança filme sobre universitários negros e saúde mental

0
28160

A Universidade pública brasileira se configura como um espaço onde a predominância de alunos, funcionários, professores e pesquisadores, é branca. Vivendo isso diariamente, a cineasta Natasha Rodrigues, negra e graduada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), decidiu, no seu trabalho de conclusão de curso, lançar o olhar para os conflitos vivenciados pelos alunos negros nestes espaços.

A decisão veio quando Natasha soube da história de um aluno negro que, recém chegado ao campus, passou a ter mania de perseguição. Neste momento a diretora começou a pensar a relação do racismo com a saúde mental e destes questionamentos nasceu o  “Cabeças Falantes”.

Neste filme ela expõe, na condução ficcional e nos depoimentos, as crises existenciais vividas pelos raros alunos negros da instituição, ao mesmo tempo que molda a perspectiva de uma nova realidade a partir da organização do Núcleo de Consciência Negra da Unicamp e da recente aprovação das cotas no vestibular da Universidade.

O  “Cabeças Falantes” será exibido no dia 18 de novembro, às 18 horas, no Espaço Cultural TORTA – Rua Duque de Caxias, 537, Centro. Campinas/SP. Logo após a exibição do filme haverá bate-papo com Natasha Rodrigues (diretora; multimeios – Unicamp); Carolina Santos Pinho (pesquisadora; educação – Unicamp) e Day Rodrigues (realizadora e feminista negra). A entrada para o evento é gratuita. Saiba mais clicando AQUI.

https://www.facebook.com/ambareletrico/videos/627051054349026/

Comments