O fisioterapeuta Fábio Carlos Lucas de Oliveira venceu a categoria de “Melhor artigo científico” no Prêmio T. David Sisk Research Awards 2022, organizado pela American Orthopaedic Society for Sports Medicine (AOSSM). Considerado como uma das honrarias mais prestigiadas do mundo, o T. David Sisk foi criado em 2010 para homenagear os melhores trabalhos submetidos à Sports Health: A Multidisciplinary Approach em pesquisa clínica, laboratorial e internacional. Com vitória, Fábio Carlos se torna o primeiro brasileiro a vencer o prêmio.

“Estive envolvido com esporte competitivo desde criança, mas somente aos 16 anos que o esporte começou a mudar o rumo da minha vida. Comecei a me dedicar ao taekwondo e em pouco tempo já estava em diversas competições regionais, nacionais e internacionais. Dividia o meu tempo entre os estudos, o esporte e o trabalho“, diz Fábio, ao relembrar sua trajetória.

O artigo premiado possui o título de ‘Kinesiotaping for the Rehabilitation of Rotator Cuff-Related Shoulder Pain: A Randomized Clinical Trial’, um ensaio clínico sobre a reabilitação da dor no ombro relacionada à rotação do manguito.

Desde cedo, o fisioterapeuta brasileiro enfrentou muitos desafios na vida. Órfão aos 8 anos de idade e expulso de casa pela madrasta, foi criado pela avó materna em uma favela no Rio de Janeiro.  Aos 12 anos foi levado para Coronel Pacheco, interior de Minas Gerais, onde cresceu e teve a oportunidade de aprender mais sobre a vida.

Fábio Carlos Lucas de Oliveira. Foto: Arquivo Pessoal.

O cientista conta que fez sua carreira dentro do tênis profissional. “Ingressei no circuito profissional de tênis, onde desempenhei a função de fisioterapeuta em vários torneios profissionais por todo o continente Europeu“, diz ele. “Após alguns torneios como voluntário, já estava em competições importantes do circuito europeu, como o Campeonato Europeu de tênis, Jogos Universitários Europeus, entre outros. Em um torneio profissional, conheci o tenista Radu Albot, com quem trabalho até o momento”.

“Atualmente, estou de volta ao circuito profissional de tênis e, paralelamente, ao meu 3º estágio pós-doutoral na Université Laval. Agora em 2022, tive a honra de receber o prêmio 2022 T.DAVID SISK AWARD na categoria ‘Melhor artigo científico original“, celebra Fábio, orgulhoso.

A cerimônia de premiação será realizada no dia 14/07, em Colorado Springs (EUA), durante o encontro anual da American Orthopaedic Society for Sports Medicine (AOSSM Annual Meeting).

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments