Chef em domicílio, advogado “pré pago”, financiamento coletivo: a criatividade de empresários negros em tempos de crise

0
Chef em domicílio, advogado “pré pago”, financiamento coletivo: a criatividade de empresários negros em tempos de crise
Bruno Candido, Carmem Virgínia e Michelle Fernandes - Crédito (Reprodução Facebook)

A criatividade é uma das grandes virtudes da comunidade negra. Inovar agora é questão de sobrevivência e vamos apresentar aqui três casos que podem te dar uma luz num túnel aparentemente sem fim, mas que tem saída sim.

Carmem Virgínia – Altar Cozinha Ancestral

“Eu mulher preta, favelada, sem nenhum tostão e com um sonho de ter um Altar! Realizo isso com 15 mil reais, em pouco tempo transformo esse lugar num dos restaurantes mais falados do Brasil. A minha luta foi sempre tentar transformar essa falácia toda em volta de mim em dinheiro!”.

Carmem Virgínia ficou conhecida nacionalmente por sua função de jurada no programa Cozinheiros em Ação, no canal GNT.

O seu restaurante Altar Cozinha Ancestral, em Recife, foi altamente impactado por conta do surto do coronavírus. Sua primeira opção foi fechar as portas para evitar o contágio e entregar sua comida por meio do serviço de delivery, mas foi sua fé que a fez optar em manter as pessoas que ela gosta em casa e ir até seus clientes.

Muito religiosa, Carmem foi escutar os que seus orixás e ela resolveu fechar as portas por agora e fazem atendimentos em domicílio.

“ Vou diminuir, tornar mais íntimo, acolhedor, cuidar das vidas que querem se alimentar de minha comida! Também escolherei meus clientes. Vou fazer uma revolução que começa hoje! Decidi isso porque não há dinheiro que pague vida, eu não tenho cabeça pra lidar com consciência pesada por estar tirando pessoas que gosto de dentro de casa num momento desse”, explica a Chef.

https://www.instagram.com/p/B-aLNfznx4E/

Contatos da Carmem Virgínia
No Instagram: @carmemvirginia 
E-mail: donacarmemvirginia@gmail.com

Bruno Cândido – Candido Advocacia

Bruno Cândido é um dos nomes mais conhecidos dentro do ativismo negro sobretudo em atender vítimas de casos de racismo, mas seu trabalho vai além.

“O Escritório é especializado em casos discriminatórios, desde a discriminação sofrida por pessoa a empreendimentos que tem a equidade e diversidade como pilar, em especial afroempreendedores oferecendo assessoria jurídica comercial e plena. Com a pandemia o impacto negativo foi imediato, abalando a economia, cancelando e suspendendo contratos, desde o início do isolamento até o momento foram cancelados 3 contratos, 4 suspensos e 2 clientes retroagiram não fechamento de propostas”, detalha Cândido.

Junto com sua equipe Bruno quer montar planos especiais, pré pagos, mas com preços acessíveis, para pessoas que precisam da sua assessoria. Vale lembrar que essa época de crise pode gerar várias situações onde a atuação de um advogado se faz necessária. A ideia a princípio é fazer um pacote de serviços de forma que ele ajude seus clientes, mas também garanta uma receita para poder manter seus funcionários.

“O momento é crítico, e conforme a história cíclica das crises econômicas e população de países em latente desigualdade, a assistência jurídica se revela mais necessária que nunca, as áreas jurídicas trabalhista, previdenciária, tributária, família, relação de consumo e criminal terão demandas em massa por nítidas violações de direitos fundamentais e sociais inclusive a sobrevivência de pequenos e médios empresários” alerta o advogado.

Contatos do advogado: Bruno Cândido
Instagram : @candidoadvocaciaa 

Michelle Fernandes: Boutique Krioula

Michelle Fernandes é uma das afroempreendedoras mais famosas do Brasil por conta de sua forma inovadora de empreender.

Seu negócio vai além do vender turbantes. Ela vai para eventos, feiras, rodas de conversa, ensinar mulheres negras a abraçar sua negritude ensinando como usar o acessório de forma muito especial.

https://www.instagram.com/p/B9QF5uVFbpi/

A pandemia não poupou as vendas da empresária que agora faz uma campanha de financiamento coletivo para manter seu negócio pelos próximos 5 meses.

Uma doação de R$ 200 por exemplo, te dá um ingresso no workshop online da marca, voucher de compras no valor de $50 e o e-book Rainha Krioula.

Quer ajudar acesse ao site da campanha. https://benfeitoria.com/boutiquedekrioula

Instagram da Boutique Krioula

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display