Chef congolês, desabafa sobre preconceito de Ana Maria Braga com comida tipicamente africana

0
Chef congolês, desabafa sobre preconceito de Ana Maria Braga com comida tipicamente africana
Imagem: Reprodução globo/Instagram

O chef congolês Pitchou Luhata Luambo, dono do tradicional Congolinária, restaurante especializado em comida vegana do Congo, gravou em suas redes sociais um vídeo desabafo sobre a reação da apresentadora Ana Maria Braga ao experimentar o ugali, uma comida comum em todo continente africano. No programa Mais Você, exibido no último dia 28, a apresentadora tratou com deboche o prato preparado pelo camaronês ChefSam, sorrindo da aparência da comida feita com farinha de milho e água. 

No telão, a apresentadora é acompanhada pelo jornalista esportivo, Thiago Oliveira, que comenta: “Boa sorte, Ana. Qualquer coisa a gente se vê algum dia”. Luambo questiona o jornalista desejar “boa sorte” por alguém experimentar uma comida africana: “Esses ingredientes são aqui do Brasil. Ele cozinhou no Brasil. Sabe o que você tem medo de matar, seu preconceituoso? O preconceito que está dentro de você”, desabafa o chef. 

O dono do Congolinária ressaltou em seu desabafo que ningué nunca morreu na África ou em seu restaurante após comer ugali. No programa foi apresentado como comida típica queniana, mas é uma comida popular em quase todos os países da África, podendo receber diversos nomes como ngima, obusuma, obuchima, kimnyet, nshima, mieliepap, phutu, sadza, kuon, gauli, gima, isitshwala, ubugali umutsima, etc. 

Enquanto Oliveira mastigava, a apresentadora comentou que o prato tinha uma aparência feia, o que também foi rebatido por Luambo que respondeu que “feio é a atitude e postura” dos dois apresentadores em rede nacional. “Feio não é a comida, feio não é a receita. Feio é seu preconceito”, afirmou. 

Chamou a atenção também a pequena aula de jornalismo que Luambo precisou dar uma pequena aula de jornalismo aos globais, que acusaram a comida de não ter gosto. O chef lembrou que com um pouco de investigação, saberiam que o ugali é água e farinha, sendo sempre acompanhado por um molho para dar gosto. 

Curioso que em um programa culinário e com a presença de um jornalista de ofício como convidado tenha havido um show de desinformação e que tenham de ser corrigidos.  

Thiago Oliveira e Ana Maria Braga sorriem em estúdio do Mais Você
Thiago Oliveira e Ana Maria Braga experimentam o ugali em tom de deboche no Mais Você.

Seguindo com o tom debochado,ao comentar o livro “Nuvem de Terra”, escrito por Plácido Berci sobre sua experiência como correspondente esportivo no Quênia, a apresentadora diz que espera que a viagem tenha sido melhor que o ugali, seguido de gargalhadas. Pitchou Luhata Luambo reagiu a essa passagem apontando algo que parece óbvio para alguns, mas passa batido para quem vê com olhos menos atentos: “Nunca dei entrevista para vocês por causa dessa falta de respeito que vocês tem com povo africano. Vocês não respeitam nossa cultura. Vocês querem nos usar”, declarou. 

Outra observação pertinente feita pelo fundador do Congolinária foi a diferença com que um chef preto e um chef branco são tratados. Para ele se o chef Jacquin, integrante do Masterchef, tivesse preparado a comida, a reação seria radicalmente diferente. 

“Que culinária africana você conhece? Acarajé e cuzcuz marroquino?”, ironizou Luambo, que em sua visão acredita que o ChefSam foi humilhado. Ao fim do vídeo, o chef lembra que participando da cena estava uma pessoa que deveria entender o que estava acontecendo: “Você, Thiago, não adianta falar que ‘eu negro’, eu sou da África. Você é o que está dentro do seu coração”, desabafou sobre o repórter Thiago Oliveira. 

Recentemente, Ana Maria Braga se envolveu em polêmicas com relação á comunidade negra após aparcer de dread e posteriormente por falar que existia racismo reverso. Em ambos os casos pediu desculpa nas redes sociais. 

Resta saber quantos pedidos de desculpas suportamos aceitar. 

Comments

No posts to display