Nesta terça-feira, 30 de abril, a partir das 14h, o Sesc Bom Retiro abrirá inscrição para um curso gratuito com a renomada chef Aline Chermoula, intitulado ‘Alimentos ancestrais africanos: de África para as Américas’, com dois encontros presenciais, nos dias 04 e 11 de maio, das 10h às 13h, na capital paulista. (Inscreva-se aqui)
O curso pretende resgatar, aprofundar, compartilhar e experimentar a rica cultura culinária africana, reconhecendo suas influências fundamentais na alimentação cotidiana, além destacar a cozinha como lugar de afeto e conhecimento cultural. A culinária das Américas é conhecida por sua vasta diversidade de origens, refletida nas misturas de ingredientes e nas técnicas de preparo e conservação de alimentos onde diversas tecnologias sociais são mobilizadas.
Notícias Relacionadas
Com que vinho eu brindo? Harmonizações que surpreendem e encantam no seu Réveillon
Arroz jollof: um toque de ancestralidade para a sua ceia de Natal
Sob a liderança de Aline Chermoula, a chef também é pesquisadora da culinária da diáspora africana pelas Américas, professora de gastronomia, que também escreve sobre o tema em diversos veículos.
O curso será dividido em dois encontros imperdíveis:
1º encontro – Culinária da diáspora africana pelas Américas
Apresentação do conceito de cozinha afrodiaspórica, origem dos alimentos desta cultura culinária e técnicas culinárias de origem africana. Ingredientes ancestrais africanos e suas histórias, seu uso, transformações e apropriações feitas, destacando a cozinha como espaço de conexão com ancestralidade africana.
2º encontro – Cuscuz da África para o Brasil: benefícios, curiosidades e variações.
Aula prática com o preparo de diversas versões de cuscuz, prato de origem africana que apresenta diversas variações de receita e preparo no território brasileiro, reconstruindo a ideia da formação culinária brasileira a partir de uma afroperspectiva histórica e cultural.
Inscrições no site centralrelacionamento.sescsp.org.br ou APP Credencial Sesc SP.
Notícias Recentes
Nelly irá se apresentar no baile de posse do Donald Trump
Nos EUA, 'Sing Sing' se torna o primeiro filme a estrear simultaneamente nos cinemas e nas prisões