Chef Aline Chermoula lança livro infantil físico inspirado na Culinária da Diáspora Africana pelas Américas

0
Chef Aline Chermoula lança livro infantil físico inspirado na Culinária da Diáspora Africana pelas Américas
Foto: Divulgação

A Chef Aline Chermoula lança o primeiro livro impresso infantil inspirado na Culinária da Diáspora Africana pelas Américas, que destaca receitas com alimentos originários do continente africano como forma de resgate de ancestralidade.

O livro “Cozinheirinhos da Diáspora: saberes e sabores de nossa culinária ancestral e afetiva” é ilustrado, interativo e traz receitas de pratos inspirados na cultura culinária afro-ameríndia.

Com prefácio de Rodrigo França, Cozinheirinhos da Diáspora é um material para famílias reforçarem laços de afetividade a partir de práticas alimentares, promovendo conhecimento sobre culinária afrodiaspórica, utilizando ingredientes ancestrais como abóbora, coco, inhame, batata doce, quiabo em receitas práticas e fáceis. A obra também ressalta instruções de boas práticas em cozinha, destacando os cuidados necessários para cozinhar prevenindo acidentes.

Mãe de duas crianças, Malu e Pedro, Aline sabe como pode ser desafiador introduzir alimentos na faixa de idade, entre os 2 e 12 anos. O paladar se forma em um ambiente competitivo, onde estímulos externos como propagandas de alimentos industrializados são bem comuns. Por isso, ela acredita que contar um pouco da história de cada ingrediente pode deixá-lo mais atrativo para esse público.

Aline é pesquisadora da Culinária da Diáspora Africana pelas Américas, e no livro trabalha ingredientes diversos da diáspora africana em receitas práticas e modernas, como saladas, requeijão, bolos, sucos, panquecas.

“Quero que as família levem as crianças mais vezes para a cozinha e pratiquem receitas que exaltam também a contribuição dos africanos na culinária do Brasil. Os pratos dos quais eu cito no livro, são nutritivos, saborosos e carregados de um legado cultural que precisam ser conhecido desde cedo”, explica a Chef.

O lançamento ocorrerá em julho, neste domingo (10), às 14h no Boteco e Gafieira Seu França, no Rio de Janeiro. Dia 24, às 16h, no Festival Latinidades em Distrito Federal e na Aparelha Luzia em São Paulo, dia 29, às 20h30.

O livro Cozinheirinhos da Diáspora, estará disponível para compra nos locais de lançamento, no site da editora Conexao7, responsável pela publicação e também pela plataforma Amazon, por R$ 38,00.

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display