Entre os dias 25, 26 e 27 de maio acontece, pela primeira vez no país, o Africa Fashion Week Brasil. O evento, que faz parte do circuito African Fashion Week Londres e African Fashion Week Nigéria, tem o objetivo de projetar a estilização africana, por meio do incentivo e promoção de novos designers que desejam exposição e não têm recursos para fazer a apresentação das suas coleções e do seu trabalho.
No Brasil, o Africa Fashion Week (AFW) é uma iniciativa do Instituto Internacional FEAFRO, pilotado pela empresária, agente cultural e articuladora de oportunidades de negócios entre o Brasil e o continente africano, Silvana Saraiva. Ela conta com a parceria da Rainha Ronke Ademiluyem, da Nigéria, que lançou a AFW há 14 anos, em Londres.
Notícias Relacionadas
Ator se inspirou no Rio, praia e memórias afetivas para coleção que será lançada em NY
Instituto C&A oferece capacitação em fotografia mobile para empreendedores negros da moda
“Como eu tenho o Instituto FEAFRO, tenho a Câmara de Comércio e já tenho feito essa conexão Brasil África há muitos anos, eu tive a ideia de trazer esse evento para Brasil, porque nós brasileiros de afro diaspóricos, principalmente a população afrodescendente, nós não temos acesso a nossa moda africana, o nosso estilo de vida não é afro centrado, ele é euro centrado“, destaca Silvana em entrevista ao MUNDO NEGRO. “Então a gente precisa mudar isso, né? Além de dar mais visibilidade a designers brasileiros, que fazem esse tipo de design. E tentar mudar um pouco o mercado da da moda no geral”.
Inicialmente, o Africa Fashion Week Brasil iria acontecer em 2020, mas por conta da pandemia, os planos mudaram. Silvana diz que a política atual também contribuiu para a realização do evento em 2023. Até o momento, 11 marcas africanas e 4 marcas brasileiras estão confirmadas. “Entendemos que precisávamos trabalhar AFW não simplesmente como uma ferramenta tendências para a moda e estilo de vida. Mas também como um fator de alavancagem de empreendedorismo preto. Ou seja, trazendo esses designers, trazendo outros profissionais, empresas pequenas, médias, micro que estejam dentro desse setor ou voltada ao setor da moda”, destaca Silvana.
A versão brasileira do AFW tem como foco a utilização da moda como instrumento de sustentabilidade e mudança social. Além disso, a promoção de interação entre gerações, ativação de marcas, workshops de inovação do setor, B2B, B2C, exportação, importação e encontro
privado com investidores. “Realizar esse evento se torna uma ferramenta extremamente tangível para combater o racismo estrutural e promover a diversidade. Ele é um evento que está totalmente fundamentado dentro da pauta ESG. É um evento que vem promover uma disrupção dentro da moda”, destaca Silvana.
SERVIÇO:
Africa Fashion Week Brasil
Data: 26, 27 e 28 de maio de 2023;
Local: Expo Center Norte / São Paulo.
Notícias Recentes
Grace Jabbari retira processo federal por agressão e difamação contra o ex-namorado, Jonathan Majors
Agência Pública aponta 33 políticos com antepassados relacionados com a escravidão no Brasil