Casa Sueli Carneiro abre inscrições para o curso “Fazedoras de Memórias Negras”

0
Casa Sueli Carneiro abre inscrições para o curso “Fazedoras de Memórias Negras”

A Casa Sueli Carneiro abre inscrições para o curso “Fazedoras de Memórias Negras”. Totalmente gratuito, a formação é uma parceria com a Fundação Rosa Luxemburgo e tem como objetivo apoiar pessoas e instituições que têm a intenção de organizar e disseminar a memória negra

Imagem: Instagram/ Casa Sueli Carneiro

O curso será ministrado de forma remota  por doze especialistas de diferentes áreas do conhecimento, como Leda Maria Martins e Tiganá Santana, com início  na tarde de 9 de agosto. A carga horária total é de 40 horas, divididas em  4 módulos de 10 horas cada um. Gabriela Leandro Pereira – Gaia e Bianca Santana participarão de todos os encontros como facilitadoras. Quem tiver interesse em participar,  pode se inscrever por meio de formulário até 03 de agosto.

Notícias Relacionadas


Sobre os módulos:

Módulo 1: Temporalidades, história e memória 

Além da cronologia ocidental, cosmogonias afro-brasileiras têm diferentes e complexas percepções do tempo. O cosmograma bakongo, por exemplo, sistematiza temporalidades cíclicas a partir da ideia de kalunga. Tais acepções do tempo serão apresentadas em diálogo com o tempo histórico e as teorias de construção e disseminação de memória.

Aulas com:Ana Flávia Magalhães, José Eduardo Ferreira dos Santos, Tiganá Santana, 

Módulo 2: Arquivos – organização e pesquisa

Documentos escritos, fotografias, recortes de jornal, objetos, livros podem ser organizados e catalogados de forma intencional como arquivos públicos. A organização de acervos será um tema do módulo, bem como a pesquisa em acervos já organizados. 

Aulas com: Maria Aparecida Moura, Martha Rosa Queiroz, Jean Camoleze

Módulo 3: Corpo e oralidade

Povos e culturas tradicionais registram e disseminam memória por meio da oralidade e de práticas corporais como a dança e o canto. Nas famílias, vizinhanças, casas e santo e práticas culturais há memória negra a ser percebida e registrada.

Aulas com: Leda Maria Martins, Uã Flor Do Nascimento, Fabiana Cozza 

Módulo 4: Território e narrativa

A forma como os lugares são ocupados, formatados, constituídos carrega a memória. Algumas vezes valorizada e tantas vezes apagada, a memória negra pode ser percebida em marcas nos territórios. Na contemporaneidade, há diversas narrativas de memória que retomam informações guardadas no espaço físico.

Aulas com:Alex Ratts, Gabriela Leandro (Gaia), Dinha

Para saber mais, acesse as redes sociais da Casa Sueli Carneiro.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display