UX para Minas Pretas capacita de forma gratuita Mulheres Negras da periferia de SP na área do UX Design

Um estudo realizado pelo Google mostrou que o Brasil terá um déficit de 530 mil profissionais de tecnologia da informação (TI) até 2025. A escassez vem em meio à crescente demanda e à ausência de perfis com mais experiência, entre outros fatores.

O relatório do Google foi produzido em parceria com a Associação Brasileira de Startup (Abstartups) e indicou que, todos os anos, cerca de 53 mil profissionais de áreas de tecnologia da informação se formarão entre 2021 e 2025.

O mercado de tecnologia segue aquecido. Só em 2022, o setor de TI cresceu 22,9% no Brasil comparado a 2021, que já vinha de um crescimento de 23% sobre 2020. Pesquisa trimestral feita pela Advance Consulting mostrou que o mercado de TI fechou o primeiro trimestre de 2023 com 20% de crescimento, bem acima das expectativas para o período. A previsão é fechar o ano com 23,8% de crescimento sobre 2022.

Embora representem quase 30% da população, as mulheres pretas ainda são minoria nas empresas de tecnologia do Brasil e ocupam apenas 11% dos cargos no setor. Os dados estão compilados em pesquisa divulgada pela Iniciativa PretaLab, que aponta questões estruturais na base do problema.

UX para Minas Pretas, uma Edtech pioneira dedicada a fortalecer a presença de mulheres negras no mercado digital, anuncia com entusiasmo o lançamento do curso PretaON 2024. Com o objetivo de se tornar uma referência em Edtech, oferece um programa gratuito e inclusivo em UX Design exclusivamente para mulheres negras das periferias de São Paulo.

O PretaON é um curso revolucionário destinado a capacitar mulheres negras na área de UX Design. O programa fornece habilidades essenciais para navegar e se destacar no cenário digital contemporâneo. Reconhecendo a demanda do mercado por talentos em UX, a UXMP se compromete a enriquecer o setor com perspectivas únicas e diversificadas, valorizando as vozes e visões das mulheres negras no desenvolvimento de produtos inclusivos.

Com a crescente procura por especialistas em UX, as participantes do curso estarão não só qualificadas, mas também possuirão um diferencial valioso: a representatividade e diversidade. O curso oferece uma base robusta para carreiras com posições de destaque e salários competitivos, em linha com a remuneração média dos designers de UX no Brasil.

O PretaON, dedicado a mulheres negras das periferias de São Paulo, oferece uma oportunidade única de formação em UX Design, sob a orientação de profissionais notáveis na área. O PretaON promete não só educar, mas também inspirar suas alunas, com participações especiais e conteúdos exclusivos ao longo do curso.

Fomento e Apoio:

A UX para Minas Pretas, com o suporte crucial do Fundo Baobá e da Mover no Programa Presente e Futuro em Movimento, está transformando vidas e carreiras. Com um aporte de 475 mil reais, a EdTech se propõe a capacitar 270 mulheres ao longo de 2024. O ápice do programa será um Ideathon, reunindo alunas e empresas interessadas, marcando um encontro de talento emergente com o mundo corporativo.

Oportunidade de Patrocínio:

A EdTech abre agora uma chamada exclusiva para empresas que desejam patrocinar esta iniciativa transformadora. As empresas patrocinadoras terão benefícios exclusivos:

  • Acesso a Relatórios Detalhados: Receberão informações atualizadas sobre o progresso acadêmico e engajamento das alunas, incluindo detalhes sobre atividades e projetos desenvolvidos.
  • Interação Direta: Poderão participar de eventos e atividades da comunidade, proporcionando um contato mais íntimo com as alunas. Esta interação facilita um entendimento profundo das necessidades e expectativas das futuras profissionais de UX.
  • Promoção da Diversidade: As empresas colaboradoras estarão na vanguarda da inclusão e diversidade, abrindo caminhos valiosos para as alunas no mercado de trabalho e enriquecendo seus próprios ambientes com novos talentos e perspectivas.

Modelo de Impacto Compartilhado

O programa adota um modelo inovador de impacto compartilhado, onde as alunas não arcam com custos de formação. São patrocinadas por empresas, organizações ou indivíduos que acreditam no impacto da educação. Esse modelo não só facilita o acesso à educação de qualidade, mas também estabelece uma rede de apoio e comprometimento comunitário.

Esta é uma oportunidade singular para empresas que valorizam a diversidade e o impacto social, alinhando-se com uma visão de futuro inclusivo e dinâmico no mundo da tecnologia e do design.

Inscrições e Informações Adicionais

As inscrições para o curso PretaON estão abertas em www.pretaon.com.br. Para mais informações, visite as páginas da UX para Minas Pretas e participe dessa jornada de aprendizado e empoderamento no PretaOn.

Comments