Por Nadja Pereira
Segundo dados de 2021 do International Game Developers Association, divulgado pelo NPR, há apenas 5% de negros na indústria dos games americana. E ainda por ser uma industria bastante elitista, acredito que podemos comemorar este novo passo: Sarah Bond é a nova presidente da XBOX, o que a torna a primeira mulher (e negra) a estar no comando da companhia em 22 anos de história.
A reorganização da liderança foi anunciada na semana passada e trouxe a Sarah para comandar a divisão de software e hardware da empresa com o desafio de tornar, ainda mais popular, a cultura do console híbrido para trazer uma nova experiência ao cliente. O site IGN destaca ainda a importância dela na aquisição da Activision Blizzard.
“Sarah Bond liderará a equipe como presidente da Xbox, reunindo dispositivos, experiências de jogadores e criadores, engenharia de plataforma, estratégia, planejamento de negócios, dados e análises e desenvolvimento de negócios”, disse o CEO da divisão de games da Microsoft, Phil Spencer em um comunicado oficial.
Espero que a atuação da Sarah inspire mais mulheres negras a jogar e fazerem parte do universo como designers, programadoras, dentre outras funções que estamos em minoria. Em contrapartida, as empresas precisam deixar mais claro que também há espaços para nós, nossas mentes criativas e talentos.
Enquanto mulher negra, usuária de Xbox e amante do Halo, essa notícia muito feliz. E ah, o primeiro jogo dela na plataforma foi, claro, o Halo, né? 😛
https://twitter.com/BondSarah_Bond/status/1717571033329537423