Plataforma vai incluir empreendedores negros dentro da cadeia de fornecedores das maiores empresas do país

Nenhuma empresa sobrevive sem uma rede de clientes. Quando falamos de afroempreendedores, a falta de acesso ao crédito, capacitação, treinamento e networking são fatores que distanciam esses empresários dos grandes clientes.

A diversidade na cadeia de fornecedores não é algo novo e é uma movimentação necessária do meio corporativo para trazer para os empreendedores o mesmo foco de diversidade investido em programas de contratação com foco em profissionais negros.

Uma nova plataforma criada pelo Mover, uma associação sem fins lucrativos com foco na inclusão racial, promete levar a diversidade na cadeia de fornecedores para outro patamar. A Plataforma de Fornecedores Negros, lançada nesta semana em São Paulo, pretende ser um caminho possível para empreendedores negros alcançarem grandes clientes. Mais de 30 mil negócios já estão cadastrados e a meta é chegar a 200 mil nos próximos 6 anos.

“Esse projeto tem o objetivo justamente de pegar o pequeno empreendedor e olhar para as oportunidades que ele ainda tem e dizer: ‘Olha, se é isso aqui que te falta, vamos ajudar a construir isso que te falta. E aí ele se sentirá apto para poder fornecer. E nós, por outro lado, também queremos mostrar para as empresas: ‘Olha, aqui tem um pequeno fornecedor que está apto para te atender, porque ele já passou por XYZ de desenvolvimento que disponibilizamos na plataforma’. Para isso, teremos parcerias com o Senai, Preta Hub, entre outros, para garantir o desenvolvimento desses fornecedores pretos”, explica Luciene Rodrigues, Gerente de Relações Institucionais do Mover.

ENEGRECENDO A CADEIA DE FORNECEDORES

“A pauta da diversidade na cadeia de fornecedores, na cadeia de valor, é uma pauta bastante quente, é uma das pautas que dentro da comunidade do Mover mais mobiliza. Somos 50 empresas associadas, fizemos uma apresentação para falar sobre o assunto e tivemos mais de 80 pessoas dentro da apresentação, com praticamente todas as empresas representadas, com inscrição voluntária, porque as pessoas querem saber como fazer isso acontecer. Já é uma pauta que está sendo trabalhada”, detalha Fernando Soares, Gerente de Projetos do Mover.

Ele explica que algumas das 50 empresas signatárias da associação já incluíram a diversidade racial na escolha de empresas parceiras. “A Ambev já começou esse trabalho. A Mondelez também faz um trabalho muito bonito. A L’Oréal também e essas empresas, o que é uma vantagem do Mover, ensinam as outras empresas com base no que elas já fizeram, o que deu certo, o que deu errado, para acelerar o aprendizado. Você vê uma generosidade impressionante em compartilhar estratégia, porque não existe competitividade quando falamos de impacto”.

Michele França, Diretora de Diversidade e Inclusão e Saúde Mental da América do Sul na Ambev, compartilhou insights sobre a experiência da empresa ao selecionar fornecedores diversos. Ela destacou um desafio frequente para aqueles que estão começando a trabalhar com grandes empresas: “Como faço para navegar em um sistema? Qual é o prazo de pagamento? Sabemos que há espaço para melhorias nesse aspecto. É por isso que estamos colaborando com o Mover para buscar soluções conjuntas.”

ENVOLVIMENTO DAS GRANDES LIDERANÇAS

Do lado da comunidade negra é inegável o desejo e engajamento para participar da plataforma, mas e o outro lado? Como convencer grandes empresas a contratarem empreendedores negros?

“A nossa sensibilização passa pela parte soft e pela parte hard, digamos assim. Temos esse canal aberto com a autoliderança, então vamos cada vez mais reforçar esse tema junto aos CEOs que já estão muito comprados na ideia, mas também pela cúpula da gestão de contas nessa empresa, que temos todo um trabalho de aproximação a informação, letramento, sensibilização e mostrar os caminhos possíveis disso. E por outro lado, também de como que conseguimos criar na parte de hard, melhores práticas, um ferramental, guias, para que a empresa seja de fato inclusiva. Vou dar um exemplo, pagar em 180 dias uma pequena empresa negra não é uma prática inclusiva. Então, como isso tudo precisa ser revisto e adaptado”, diz Natália Paiva, Diretora Executiva do Mover.

Natália ainda detalha que a intenção é segmentar as empresas de acordo com seu nível de maturidade e oferecer trilhas de formação e capacitação adaptadas a cada uma. Já foram estabelecidas parcerias com organizações como o Sebrae para desenvolver essas trilhas com base no nível de maturidade de cada empresa. A plataforma visa oferecer uma ampla variedade de serviços e fornecedores, desde aqueles de menor valor agregado até serviços altamente especializados. “Na verdade, já existem serviços altamente especializados disponíveis na plataforma. Sabemos que o mundo do empreendedorismo pode ser intimidador, mas a ideia é atender às necessidades dos pequenos empresários. Mesmo que seja necessário formalizar o negócio, queremos fornecer orientações para que possam iniciar suas jornadas com segurança”, finaliza a Diretora.

O endereço da plataforma: mover.empreendedores.com.br

Comments