Wagner Cerqueira conta como sua marca, Identidade Negra, promove identificação e impacto social na comunidade negra

Quantos de nós consegue apostar no próprio sonho para viver daquilo que gostamos e acreditamos? Essa não é uma tarefa fácil em um país cuja população negra sempre foi invizibilizada e despida de qualquer privilégio, por isso histórias de pessoas que conquistaram seus objetivos em meio a tantas barreiras são contadas, porque se tornam exemplos positivos e referências para todos nós.

Nascido em São Paulo, no Capão Redondo, bairro onde mora até hoje, Wagner Cerqueira é filho de pais que vieram da Bahia para a capital paulista e tem mais dois irmãos. Fundador da Rede de Profissionais Negros ele lançou em 2019 a marca Identidade Negra, que vende roupas e mantém parceria com a marca Reserva.

O empreendedor dividiu detalhes de sua trajetória pessoal e nos negócios com o Mundo Negro. “Sou nascido e moro no Capão Redondo, periferia da zona sul de São Paulo. Sou filho de mãe e pai baianos, com um irmão e uma irmã. Ambos mais velhos e com dois filhos cada um. Por ser negro, periférico ou deficiente físico, em inúmeros momentos, era colocado em situações constrangedoras ou excludentes no trabalho, na escola, na rua, em lojas, etc. Sempre me senti incomodado com a maneira que era e ainda sou tratado na sociedade.”, contou ele.

Cerqueira conta que trabalhou por muitos anos na área de Marketing e Franquias e que em 2012 passou se dedicar ao setor de Diversidade, Equidade e Inclusão, foi quando em 2015 criou a Rede de Profissionais Negros. “Em meados de 2015, fundei com outras 3 pessoas a organização independente Rede de Profissionais Negros (RDPN). Esse projeto visa contribuir com a qualificação da comunidade negra, para que atendam as expectativas do mercado, e das empresas, para que atraiam talentos negros e que sejam mais acolhedoras. Além disso, fazendo a conexão entre ambos para que ocorra a empregabilidade dessa comunidade. Hoje, sou o único atuante na RDPN desses fundadores e lidero esse trabalho”.

Com bastante experiência de mercado unida a uma habilidade de liderança que desenvolveu ao longo de sua história, Wagner entendeu que era o momento de abrir seu próprio negócio. “No final de 2019, resolvi apostar no sonho de empreender em uma marca que, além de atender as demandas de consumo da população negra, contribuísse com as dores sociais deste povo”.

“Todos nós gostamos e queremos consumir roupas com qualidade, mas raramente encontramos roupas com qualidade e com referências à comunidade negra. Assim nasceu a Identidade Negra. Vendendo vestuário e acessórios de qualidade, tendo identificação com a comunidade negra e periférica e destinando parte do lucro da empresa para ações sociais nesta mesma comunidade”, revelou ele. “Esse investimento é feito de diversas formas para que as pessoas negras sejam incluídas no mercado de trabalho, tenham ascensão em sua carreira e que tenha bem-estar em suas jornadas”.

Foto: Divulgação

Sua marca de vestuário chamada Identidade Negra é fruto desse caminho profissional empreendedor que está em muitos de nós. A IDN oferece camisetas, regatas, moletons e moletons para todos o públicos e transmite através de suas estampas mensagens empoderadoras. “Todos os produtos trazem mensagem conectadas ao universo da população negra. Suas estampas são todas planejadas e realizadas tendo a comunidade negra como inspiração. Promovendo empoderamento e sentimento de pertencimento. Tudo é oferecido no site da marca”, contou o empresário.

Foto: Divulgação

Ao criar a própria marca, Wagner Cerqueira também firmou uma parceria com a marca de street wear Reserva. “A parceria com a Reserva surgiu depois de algumas outras parcerias que tive e que resultaram em calotes financeiros, não entrega de produtos e etc. Depois de tantos impactos, busquei encontrar um fornecedor que atende-se as demandas da marca (qualidade) e seriedade no relacionamento. Encontrei a Reserva e algumas outras empresas estrangeiras, mas decidi caminhar com eles que era o único fornecedor brasileiro. Foi muito importante para ganhar estrutura e garantir a qualidade que a comunidade negra merece”, disse.

 

Foto: Divulgação

Atualmente, a Identidade Negra busca ser reconhecida como referência no mercado da moda casual e corporativa para a população negra, contribuindo para a ascensão desse público na sociedade. De acordo com Wagner, um dos valores que a marca carrega é o da filosofia  Ubuntu, que enfatiza a importância de estar juntos e serem mais fortes.

Comments