O ID_BR (Instituto Identidades do Brasil) apresentou no último sábado, 23 de outubro, mais uma edição do Fórum Sim à Igualdade Racial. O evento, que é o maior da América Latina, e já conta com mais de 1 milhão de visualizações da transmissão, tem o objetivo de conectar profissionais negros e indígenas a grandes empresas do Brasil e multinacionais.
“Mais do que dizer não ao racismo, é preciso dizer sim à igualdade racial. Desde 2016, o ID_BR trabalha ativamente com essa missão, lutando para que essa seja uma causa contínua das empresas e de toda a sociedade. O objetivo é transformar igualdade em realidade”, disseram Luana Génot e Tom Mendes, fundadora e diretora executiva e diretor financeiro do ID_BR, respectivamente.
Durante o Fórum, transmitido pelo Youtube, foram realizados debates, rodas de conversas com representantes negros e indígenas, histórias inspiradoras sobre a trajetória pessoal e profissional de grandes personalidades e atrações musicais com vozes negras e indígenas.
ESG E A PAUTA RACIAL
Tema que tem sido bastante discutido nas empresas, o ESG (Ambiental, Social e Governança, em tradução do inglês), foi assunto de um dos painéis temáticos do Fórum. Mediada por Luana Génot, a roda de conversa questionou se há espaço para a pauta antirracista dentro da prática. De acordo com os convidados, que fizeram parte do bate-papo, há sim lugar para debater a igualdade racial, mas que ainda é um movimento modesto com investimento lento das empresas brasileiras. Apesar disso, eles enxergam que o progresso está vindo começando pelo setor varejista e chegando à área financeira.
SIM AO EMPREENDEDORISMO NEGRO E INDÍGENA
Um levantamento feito pelo movimento Black Money mostrou que empreendedores negros são responsáveis por movimentar R$ 1,7 trilhão por ano no Brasil e é um mercado que segue expandindo. Com esse olhar, o ID_BR trouxe um painel que contou com um empresário negro e uma indígena para falar sobre a experiência de empreender e ter um papel fundamental na economia brasileira.
AÇÕES AFIRMATIVAS NO MUNDO CORPORATIVO
Os participantes reforçaram como as ações afirmativas são importantes para as empresas e sociedade de modo geral. Além de trazer para a pauta a meritocracia, oportunidades de desenvolvimento a profissionais negros e indígenas dada pelas empresas.
Outros temas como: tecnologia exponencial, antirracismo global, longevidade, saúde mental da população negra e indígena, tecnologia para um futuro próximo e cenário político e ameaça à democracia também foram assuntos debatidos com autoridades no assunto que trouxeram suas experiências dentro das empresas em que atuam e em sua vida pessoal.
VOCÊ ESCOLHE ONDE QUER TRABALHAR
A transmissão também contou com o quadro Trampa Comigo, ação em parceria com a 99Jobs, onde os espectadores tiveram acesso exclusivo a mais de mil ofertas de empregos com diversas vagas em grandes empresas voltadas para pessoas negras e indígenas.
Confira todas as vagas no Trampa Comigo: Mover – https://99jobs.cc/Mover2021
BRK Ambiental – https://99jobs.cc/BRKAmbiental2021
Coca Cola – https://99jobs.cc/Coca-Cola2021
Mondelez – https://99jobs.cc/Mondelez2021
Vult – https://99jobs.cc/Vult2021
Assaí – https://99jobs.cc/Assaí2021
AEGEA – https://99jobs.cc/Aegea2021
Fundação Tide Setubal – https://99jobs.cc/FTS2021
P&G – https://99jobs.cc/P-G2021
Twitter – https://99jobs.cc/Twitter2021
99Jobs – https://99jobs.cc/99jobs2021
ID_BR – https://99jobs.cc/ID_BR2021
Suzano – https://99jobs.cc/Suzano2021
Bradesco – https://99jobs.cc/Bradesco2021
Ambev – https://99jobs.cc/Ambev2021
Itaú – https://99jobs.cc/Itaú2021
Pepsico – https://99jobs.cc/Pepsico2021
Comfrio – https://99jobs.cc/Comfrio2021
DSM – https://99jobs.cc/DSM2021
Novelis – https://99jobs.cc/Novelis2021
Bayer – https://99jobs.cc/Bayer2021
Todo o conteúdo e atrações do Fórum Sim à Igualdade Racial 2021 estão disponíveis abaixo: