Escola de agroindústria em Goiás é destaque internacional por educação inclusiva com foco socioemocional

Uma escola mantida pela Jalles Machado, agroindústria referência no setor sucroenergético em Goianésia, interior de Goiás, vem ganhando destaque por seu impacto social e educacional. Fundada em 1996, a Escola Luiz César de Siqueira Melo oferece ensino gratuito e de qualidade para cerca de 600 crianças, misturando alunos de diversas origens socioeconômicas, incluindo filhos de funcionários da empresa e de pessoas que moram na comunidade local.

A iniciativa educacional foi premiada internacionalmente em 2023 ao receber a Certificação de Escola Farol pelo programa socioemocional “Líder em Mim”, desenvolvido pela organização norte-americana Franklin Covey Education, em parceria com a Somos Educação. Esse reconhecimento coloca a escola entre as 150 instituições de ensino certificadas no mundo, sendo a primeira em Goiás e uma das poucas no Brasil a alcançar tal feito. O programa incentiva o desenvolvimento de habilidades de liderança e competências socioemocionais, preparando os alunos para desafios da vida moderna.

A editora-chefe do Mundo Negro, Silvia Nascimento, esteve visitando algumas cidades em Goiás, a convite da Adial, participando do projeto Agro-Mill Experience II. Durante visita recente à instituição, ela conversou com o CEO do grupo, Otávio Lage Filho, que destacou a importância do prêmio recebido pela escola, que atende 600 crianças entre o maternal e o 9º ano: “Ao recebermos a Certificação Internacional de Escola Farol do Programa Socioemocional ‘Líder em Mim’, concedido pela Franklin Covey Education, tornou-se ainda mais evidente a validação de que o investimento em educação reverbera de forma a impactar a atual geração, para que no futuro estejam preparados para os enfrentamentos em sua vida enquanto profissionais, visto que usamos da autoliderança como ferramenta de empoderamento pessoal e coletivo”.

Mundo Negro – Qual foi o principal objetivo ao criar a escola, e como ela está contribuindo para a formação de profissionais qualificados no setor industrial e agroindustrial em Goiás?

Otávio Lage Filho – Nosso pai e fundador do Grupo Otávio Lage e da Jalles, Otávio Lage, foi um grande incentivador da educação. Ele acreditava que a educação é uma ferramenta que transforma. Ao criar a escola, teve como principal objetivo ofertar uma educação de qualidade aos filhos dos colaboradores para que eles, por meio do conhecimento, pudessem alcançar uma melhor qualidade de vida. Assim, no decorrer dos 28 anos de existência, a Escola Luiz César de Siqueira Melo contribui de forma direta e indireta para a formação de profissionais capacitados não só para atuarem no setor industrial e agroindustrial, mas também nas diversas profissões que os alunos decidem seguir, haja visto que a educação é uma ferramenta que possibilita a concretização dos sonhos, conforme nosso pai acreditava. Hoje, temos pessoas que trabalham nas empresas do Grupo, inclusive em cargos de gestão, que estudaram na escola. Então, é um orgulho para a nossa família esse projeto social que impacta positivamente tantas vidas por meio da educação.

MN – O grupo que visitou a escola saiu bastante emocionado ao ver a diversidade de origens entre os alunos. Gostaria de saber se sempre foi assim e como você enxerga o impacto positivo dessa diversidade no ambiente de aprendizado e no futuro dos profissionais que estão sendo formados aqui?

OLF – Desde o princípio, a Escola Luiz César de Siqueira Melo acolheu e respeitou a diversidade social, por acreditarmos que a educação deve ser ofertada de forma igualitária. Assim, nossa maior riqueza está na pluralidade e subjetividade de cada indivíduo, pois ao adentrarem os nossos portões valorizamos a essência e, por isso, temos como lema “nós honramos a grandeza que há em cada um.” Dessa forma, estimulamos para que desenvolvam habilidades e potencialidades. Nesse cenário, observa-se o grande impacto que é gerado na vida dos nossos alunos, sobretudo, após a implantação do Programa Líder em Mim, que, devido à diversidade e prática constante da liderança,  inúmeras experiências são vividas, possibilitando, assim,  que desenvolvam, na prática, valores morais como o respeito, inclusão, liberdade, tolerância, cidadania, entre outros.

MN – Como você vê o impacto de ter recebido este prêmio para a escola e para a agroindústria de Goiás? De que forma esse reconhecimento reflete o trabalho que está sendo feito na formação de futuros profissionais?

OLF – Ao recebermos a Certificação Internacional de Escola Farol do Programa Socioemocional Líder em Mim, concedido pela Franklin Covey Education, tornou-se ainda mais evidente a validação de que o investimento em educação reverbera de forma a impactar a atual geração, para que no futuro estejam preparados para os enfrentamentos em sua vida enquanto profissionais, visto que usamos da autoliderança como ferramenta de empoderamento pessoal e coletivo.

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