Com uma carteira de 18 mil clientes, fintech é uma das pioneiras no país a apresentar relatório focado em metas sociais, de sustentabilidade e governança.
Representando o comprometimento com os indicadores ambientais, sociais e de governança, (ESG na sigla em inglês), a Conta Black – hub de serviços financeiros e de consumo, alocado em uma conta digital – divulga, em 2022, o seu compromisso com a pauta para os próximos cinco anos. Realizado com apoio da SAP Brasil – empresa de softwares para organizações – por meio de um programa de voluntariado, o documento traz as principais metas da fintech, uma das pioneiras no país a apresentar um relatório focado nesses três pilares.
A partir deste relatório, a Conta Black organiza ainda mais os seus objetivos e desafios como uma empresa comprometida com a diversidade e o impacto social em diferentes frentes, de forma bastante realista. Entre as metas estabelecidas estão o controle na emissão de carbono, atividades diretas e indiretas da empresa e concessão de crédito baseado em educação financeira.
Para Fernanda Ribeiro e Sérgio All, fundadores e CCO e CEO da Conta Black, respectivamente, desde o nascimento do negócio, a empresa teve seu propósito social conectado com o ESG. “Com o crescimento da startup que em 2021 passou a atuar como hub, percebemos a importância de ter uma governança interna bem estruturada e focada na responsabilidade com o meio ambiente e um futuro próspero e sustentável, mesmo sendo uma pequena empresa”, explica o CEO.
A fintech desenvolveu uma matriz de priorização com o objetivo de avaliar a capacidade da empresa de atuar em cada um dos princípios ESG e entender o grau de importância de cada um deles no contexto atual. Dessa forma, foram consideradas as frentes em que a Conta Black já possui alguma atuação e resultados percebidos para o ecossistema, dando prioridade àqueles que terão um benefício em primeiro lugar de maior impacto à clientes, empreendedores negros, e demais interessados.
Como próximos passos, Fernanda explica que a ideia é manter o ecossistema atualizado sobre os progressos da agenda ESG da empresa, bem como das futuras criações de relatórios de impacto ambiental, social e de governança e a inclusão das iniciativas dentro dos parâmetros do GRI (Global Reporting Initiative) — para atender os critérios de mensuração exigidos.
Conheça os compromissos ESG firmados pela Conta Black até 2026:
- Environmental (Ambiental): Crédito de carbono
Incentivo à redução dos danos ambientais por meio do controle da emissão de carbono nas atividades diretas e indiretas da empresa. Para isso, busca-se controlar os dados sobre emissão de carbono da base de clientes, incentivando as medidas por meio de políticas mais favoráveis à concessão de crédito.
- Social: Linhas de créditos especiais e Crédito financeiro
Desenvolvimento de mão de obra e o fomento do empreendedorismo, além de garantias de condições básicas de vida. Para isso, a instituição trabalha no desenvolvimento de políticas e formatos que desvinculem a questão racial na decisão de oferta de crédito. Algumas possibilidades são a concessão de crédito baseado em educação financeira e controle de emissão de carbono. A segunda meta é o Black.Money, que tem o intuito de aumentar a qualidade de vida de comunidades locais. Para isso, busca-se controlar o volume de crédito concedido; regiões atingidas; políticas de fomento do consumo local; criação de token-cripto como moeda local.
- Governance (Governança): Micro seguros, Planos Assistenciais e Políticas Internas:
Garantir condições básicas de vida. Com isso, realizam o entendimento do mercado alvo para iniciar a entrega de produtos com aderência para as necessidades específicas dos clientes, entregando seguro de vida, auxílio funeral, seguro de bens móveis e imóveis e outros. As Políticas Internas serão a base para a consolidação de uma governança bem estruturada. Para isso, estão utilizando os critérios adotados pelos índices de sustentabilidade da bolsa (B3).
Como um negócio de impacto, Sérgio destaca que os compromissos da Conta Black são com a diversidade e inclusão empresarial e em sua base de clientes, hoje, com 18 mil membros. “Queremos crescer a base ativa em 300%, mantendo porcentagens que reflitam a sociedade brasileira atual, porque atualmente há 74% dos clientes negros e 57% mulheres. Também buscamos, cada vez mais, disponibilizar um número maior de linhas de crédito para grupos considerados minoritários, além de ter um portfólio de produtos e serviços financeiros que atenda às demandas específicas de cada pessoa”, conclui o executivo.