O Festival do Clube de Criação, dirigido pela Chapa Preta, está de volta e deve movimentar os profissionais da comunicação em São Paulo nos dias 23 e 24 de setembro. O evento, que chega à sua 11ª edição acontecerá no Memorial da América Latina, localizado na Barra Funda. Com uma programação repleta de atrações, o festival oferecerá palestras, mesas de debates, shows, exposições de trabalhos premiados, avaliação de portfólios e oportunidades de networking, além de diversas ativações das marcas patrocinadoras.
Com o tema “Aqui é Brasil”, o evento reunirá profissionais do mercado publicitário brasileiro e internacional, além de nomes influentes das mais diversas áreas da economia criativa. A 11ª edição do evento promete debater temas como diversidade, inclusão, sustentabilidade, música, fotografia, cinema, televisão, moda, games, podcast e tecnologia, entre outros. A programação conta com a participação de cerca de 200 convidados e abrangerá 60 painéis distribuídos em quatro salas de conteúdo simultâneas: Simon Bolívar, Criatividade, Congressistas e Clube Lab.
Entre os convidados confirmados para esta edição está a Head de Conteúdo e fundadora do site Mundo Negro, Silvia Nascimento, que vai participar do painel: “Favelas: romantização e hipersexualização engendradas pela mídia e pela indústria cultural”, ao lado de Alecsandra Matias (professora – Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação – ECA/USP), Babu Santana (ator), Renato Meirelles (presidente – Instituto Locomotiva / fundador – Data Favela) e Tamiris Coutinho (label manager – RAMP//A / integrante – Casa Funk-se / integrante – coletivo Funk do Poder / autora de Cai de Boca no Meu b*c3t@o: o Funk como Potência do Empoderamento Feminino).
Além disso, entre os nomes internacionais que participarão do festival, estão: Chacho Puebla, CoFundador & Creative da Felicidad (Espanha); Eddie Opara, sócio da Pentagram de Nova York (EUA); Julia Shiplett, atriz, comediante de stand-up e roteirista da HBO/Netflix; e Humberto Polar, presidente do Círculo Criativo do México.
Do cenário brasileiro, já estão confirmados nomes como KL Jay (DJ e rapper do Racionais MC’s); Benedita Casé (PCD POD); Bruno PlayHard (fundador e CEO da Loud); João Paulo Pacífico (CEO do Grupo Gaia); Giselle Beiguelman (artista e professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP); Don L (rapper e compositor); Dimitra Vulcana (professora doutora em ciências da saúde, podcaster, drag queen e youtuber); Aline Kayapó (advogada, escritora e fundadora do Movimento Plurinacional Wayrakuna); Junior Hekurari Yanomami (líder e presidente da Urihi Associação Yanomami e do Conselho Distrital de Saúde Indígena Yanomami); Dulcídio Caldeira (diretor de cena e sócio da Boiler Filmes); e muitos outros.
Além das discussões sobre temas variados, o festival celebrará a criatividade e a excelência na publicidade, revelando os trabalhos que farão parte do 48º Anuário do Clube de Criação em duas cerimônias de premiação. Também serão anunciados os homenageados do Hall da Fama e o Anunciante do Ano.
Esta edição do Festival do Clube de Criação conta com uma parceria especial com a ONG Anjos da Cidade, que visa a reinserção de pessoas em situação de rua. Os ingressos solidários, disponíveis na plataforma Sympla, serão válidos para aqueles que doarem um quilo de alimento nos dias do evento para a ONG. A entidade disponibilizará um ônibus próprio para coletar os alimentos doados durante o festival.
O Festival do Clube de Criação 2023 é patrocinado premium pela JCDecaux e tem como patrocinadores master o Google, Globo e Santeria. Além disso, conta com o apoio de várias outras marcas e empresas que contribuem para a realização deste importante evento criativo.
No ano passado, o Festival atraiu uma multidão ao Memorial da América Latina, com cerca de 6 mil delegados participando do evento ao longo de dois dias, inspirados por 204 debatedores e palestrantes de destaque.
Para conferir a programação completa e mais informações, acesse o site oficial do evento: https://www.clubedecriacao.com.br/festival/programacao/.