A artista ilheense Eloah Monteiro lançou, na última sexta-feira, dia 16 de abril, seu álbum de estreia, intitulado “Em Primeiro Lugar”. No dia mundial pelo cuidado com a voz, o projeto vem para celebrar o encontro da artista com sua principal ferramenta transformação, o canto.
Com 12 faixas, o disco chegou as plataformas no dia 16 e aborda de uma forma leve, e, muitas vezes descontraída, os dilemas amorosos, posições políticas e experiências que contribuem na construção da visão de mundo da artista.
Notícias Relacionadas
Beyoncé é eleita a maior estrela pop do século 21; veja lista completa com artistas negros
Kendrick Lamar anuncia turnê por estádios na América do Norte com SZA após estreia de álbum surpresa
Dona de uma musicalidade que vai da cantoria ao afoxé, passando pelo samba, blues e batidas eletrônicas, Eloah Monteiro dá a volta por cima dos sentimentos de inferioridade e impotência provocados pelo preconceito e exalta a música da mulher negra sul-baiana. O nome do disco carrega o sentido de auto conhecimento, amor próprio e autoconfiança
“Ao longo da minha carreira, muitas vezes, me deixei levar pelos casos de preconceito e invisibilização que me atingiam, subestimando o poder e a repercussão que o meu trabalho tinha na vida das pessoas. Hoje tenho outra visão de sucesso, tenho o ‘melhor trabalho do mundo’ nas mãos e sinto que ganhei até mesmo de mim nessa luta contra o autoboicote. Estou ao lado das pessoas que acreditam na minha música, me coloquei ‘Em Primeiro Lugar’ e tudo se transformou”, diz a artista.
Com direção musical da também percussionista Ticiana Belmonte, baixo de Vanessa Chalup, e participações como a de Laís Marques, premiada como melhor intérprete do Festival Nacional da Canção em 2019, entre outros músicos de peso do Litoral Sul da Bahia. A captação foi realizada nos estúdios Canoa Sonora, Lukas Horus e Mr. Lagos, este último sendo responsável também pelos processos de mixagem e masterização do álbum.
“O disco tem canções atemporais, que precisam ser entregues também em outros momentos, em apresentações ao vivo, mesmo que online, e vai acontecer ainda este semestre. Participações em festivais, programas de TV, rádio também estão previstas. Vamos difundir este trabalho ao máximo, além de lançar um clipe inédito, previsto para o segundo semestre de 2021”, finaliza.
Abordando muitas experiências pessoais, desde decepções diante do machismo, altos e baixos do amor para uma mulher preta, Eloah espera que o trabalho possa ser bem explorado.
“Em Primeiro Lugar” tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo.
Notícias Recentes
Trabalhadora negra é resgatada após viver 28 anos em situação de escravidão na casa de vereadora em Minas Gerais
Como os negócios podem ajudar a combater o racismo ambiental?