‘Caminhos dos Orixás’: série documental explora história e representações dos orixás

0
‘Caminhos dos Orixás’: série documental explora história e representações dos orixás
Foto: Divulgação

Os orixás são divindades ligadas à natureza e a vida e possuem um papel importante nas religiões de matrizes africanas. Em busca de descobrir mais sobre a história, seus arquétipos, representações e importância, o canal Curta! lançou a série documental exclusiva ‘Caminhos dos Orixás’, com 16 episódios sobre Exu, Nanã, Ogum, Yemanjá, Oxóssi, Omolu Obaluayê, Oxum, Iansã, Oxumarê, Oxalá, Ibejis, Ossain, Xangô, Ewá, Logun Edé e Iroko.

Com direção de Betse de Paula, a produção traz entrevistas de especialistas, antropólogos, pais e mães de santos e praticantes para falar sobre caracteristicas, crenças, simbologias e desvendar mitos e esteriótipos, como o preconceito da sociedade com Exu. “É importante ressaltar que nenhum orixá é santo. Mas Exu não é diabo nem santo, ele é Exu. Houve um sincretismo apressado e talvez cruel com Exu, mas ele simboliza e dimensiona a própria demonização do negro na sociedade brasileira”, explica Pai Rodney de Oxossi, babalorixá e antropólogo.

Notícias Relacionadas


Também é explorado o início de tudo, Orum, o espaço infinito, onde habitava o deus supremo Olorum, que criou o primeiro orixá, Oxalá. “Para nós, Olorum criou os orixás, e alguns deles interagem com os seres humanos, enquanto outros são tão elevados que não visitam a Terra. Esses orixás grandiosos e elevados residem no nono céu e não retornam à Terra”, comenta o babalorixá Babá Ajalá Deré, um dos entrevistados da série documental. 

Todos os episódios de “Caminhos dos Orixás” já estão disponíveis CurtaOn – Clube de Documentários, na ClaroTV+ ou no site CurtaOn.com.br. Os episódios são exibidos semanalmente no Curta!, às 19h, com o último episódio marcado para o dia 21 de setembro, sobre Iroko, descrito como um orixá implacável e inexorável, que governa o Tempo e o Espaço. A produção é da Floresta Filmes e foi viabilizada pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). 

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display