Nesta última quarta-feira (18), a Câmara dos Deputados aprovou a criação do Prêmio de Jornalismo Glória Maria, em homenagem à renomada jornalista e apresentadora, que faleceu em fevereiro deste ano. Através de uma medalha, o prêmio será concedido anualmente e tem como finalidade reconhecer profissionais cujos trabalhos ou ações se destacam de maneira especial no cenário do jornalismo brasileiro.
A entrega do prêmio será realizada da Câmara dos Deputados, sempre na segunda quinzena do mês de agosto. “Eu creio que, ao homenagear Glória Maria, e ao apresentar aqui o voto, nós estamos também fazendo dela um ícone que ela é por si. Não é a Câmara que a faz um ícone. Ela é um ícone por si, pelos seu significado, pelo seu legado, pelas suas reportagens. Ela quebrou o paradigmas em uma época em que a televisão era majoritariamente masculina e branca, e ela é mulher e negra”, afirmou Maria do Rosário (PT-RS), relatora do projeto.
Notícias Relacionadas
Mell Muzzillo e Marcello Melo Jr. assumem namoro publicamente: "É uma relação sólida"
Rincon Sapiência defende alimentação consciente como caminho para o progresso nas periferias
A deputada citou ainda a jornada de Glória enquanto profissional pioneira no jornalismo. “Quando apresentou o Fantástico, recebeu inúmeras cartas de telespectadores reclamando de sua presença no programa, muitas com ataques racistas, sendo a primeira brasileira a usar a Lei Afonso Arinos, que proibiu a discriminação racial no Brasil, em 1951, à época considerada contravenção”.
Os candidatos ao prêmio serão indicados pelos líderes partidários e a escolha dos vencedores será feita pela maioria dos deputados integrantes da Mesa Diretora. O projeto foi elaborado pelo deputado federal Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ).
Notícias Recentes
Novembro Negro | Seis podcasts e videocasts apresentados por mulheres negras para acompanhar
De cosméticos a livros: produtos de empreendedores negros para você apoiar nesta Black Friday