Nesta terça-feira (9), foi instalada a Frente Parlamentar de Afroturismo na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, que institui um importante espaço com o objetivo de debater políticas públicas direcionadas a valorização, proteção do patrimônio histórico-cultural, bem como o resgate da memória e combate ao racismo através do afroturismo na cidade.

A iniciativa é da presidente da Comissão Especial de Combate ao Racismo (CECOR), a vereadora Monica Cunha (PSOL) que em 2023 realizou diversas escutas com mais de 15 organizações e instituições para apurar as demandas da pauta no âmbito municipal. 

Notícias Relacionadas


A parlamentar ainda informou que a Frente será um ambiente para fazer o debate e escutar a grupos menos visíveis quando se pensa ou propõem o turismo.

“Ouvir e investir em quem construiu com sangue e suor grande parte da cultura da história dessa cidade é essencial elemento para a política de reparação. Além disso, valorizar o afroturismo é gerar emprego e renda dando visibilidade a destinos e negócios afrocentrados”, afirmou a presidente da Comissão.

O termo ‘Afroturismo’ se refere aos serviços turísticos em torno da história e da cultura negra no mundo. Esse movimento já é antigo nos EUA, que tem em comum com o Brasil o passado escravocrata e que entrou no radar do governo brasileiro.

De 23 a 26 de maio acontecerá o primeiro encontro nacional de Afroturismo na cidade de São Luís, Maranhão e a expectativa do encontro é que sejam encaminhadas as diretrizes nacionais para o debate da pauta em todos os estados.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments