Por unanimidade, a Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro aprovou nesta quinta-feira (29) um projeto de lei para mudar o nome do Museu do Amanhã em homenagem à Glória Maria. O projeto ainda precisa passar pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes, que pode sancionar ou vetar.
Caso seja aprovado, o Museu, localizado na Praça Mauá, no Centro do Rio, será rebatizado para Museu do Amanhã Jornalista Glória Maria. O projeto é de autoria dos vereadores Rosa Fernandes (PSC), Alexandre Beça (PSD) e Luciano Medeiros (PSD).
Notícias Relacionadas
John Amos, ator de "Um Príncipe em Nova York", morre aos 84 anos
Chris Brown confirma show único no Brasil em dezembro no Allianz Parque
No texto do projeto, a justificativa para a mudança do nome seria reconhecer o trabalho de Glória Maria. Ela se tornou um dos principais nomes da história do jornalismo brasileiro e uma das maiores referências negras da comunicação. A jornalista faleceu em fevereiro deste ano.
“Uma desbravadora de notícias e culturas, que imprimia sua personalidade corajosa em tudo que fazia. Marcou a história da TV com uma intimidade de quem conversava com as câmeras, trazendo o público para dentro de suas matérias. O brasileiro viajou com suas histórias, conheceu o mundo através de suas reportagens e aplaudia a forma simples de fazer o diferente”, escreveu os vereadores na PL.
Glória Maria fez história no jornalismo. Em 1977, ela foi pioneira na primeira transmissão a cores do Jornal Nacional, como repórter, e colecionou viagens e experiências pelo mundo. Glória Maria partiu no dia 2 de fevereiro, no dia de Iemanjá, em decorrência de um cancer. Ela deixa duas filhas Laura e Maria, estão com um tutor e vão continuar morando na mesma mansão.
Notícias Recentes
Mostra que homenageia Léa Garcia estreia no CCBB Rio com exibição de 15 longas e curta-metragem
Aisha Jambo, Lua Miranda e Tony Tornado estrelam especial "Hoje é Dia das Crianças" na Globo