Como ficou uma das comunidades afro-americanas mais prósperas dos Estados Unidos, após um dos massacres mais terríveis desde a escravidão? É o que vai mostrar a nova série documental “Rebuilding Black Wall Street”, apresentado e produzido pelo ator Morris Chestnut, em parceria com a Oprah Winfrey Network (OWN), canal de televisão norte-americano.
Com estreia prevista em 19 de setembro, em seis episódios, a série irá exibir a resistência da comunidade negra após o Massacre de Tulsa em 1921, no Distrito de Greenwood, mais conhecido como Black Wall Street, no estado de Oklahoma.
Notícias Relacionadas
Melhores séries com protagonismo negro de 2024
Michael B. Jordan apresenta Kwanzaa na Sesame Street e destaca valores culturais e tradições africanas
Em Black Wall Street, muitas famílias afro-americanas se uniram para criar uma comunidade próspera, com muitas empresas, bancos, teatros e lojas de sucesso. Mas, em 31 de maio de 1921 e no dia seguinte, uma multidão destruiu aquele distrito no que foi considerado o incidente mais horrível de terrorismo racial desde a escravidão. Estima-se que 300 pessoas morreram, mais de 1.200 casas foram destruídas e pelo menos 60 empresas e edifícios comunitários foram totalmente queimados.
Apesar do passado assustador, a série irá abordar como os moradores sobreviventes lutaram diariamente para manter a memória viva, e hoje, seus descendentes, continuam a jornada para a reconstrução de Tulsa, mantendo a comunidade próspera e resiliente.
“Rebuilding Black Wall Street” estreia na OWN na sexta-feira, 29 de setembro às 21h ET/20h CST, horário de Washington, D.C. Por enquanto, não há previsão de lançamento no Brasil.
Veja o trailer:
Fonte: Essence
Notícias Recentes
Mirella Archangello, que ficou conhecida como “repórter mirim”, alcança 960 na redação do Enem e planeja cursar Jornalismo
“Cinema negro afetivo e verdadeiro”: diretor e protagonista falam sobre a potência de ‘Kasa Branca’