Black Box: Mapa de Palmares vira micropartículas para criar ilustrações de livro sobre história negra

0
756

O livro Black Box impressiona. Não é magia, é tecnologia somada a mais 15.000 horas de trabalho de pesquisadores, historiadores, jornalistas, professores e pessoas envolvidas com o ativismo negro dedicados a um projeto quer resultou em um livro 200 páginas com conteúdo inédito sobre história negra. A obra, um e-book, foi feita em parceria com a Faculdade Zumbi dos Palmares e a agência de publicidade  J. Walter Thompson Brasil.

A proposta é ressignificar o passado contando história negra com pessoas negras envolvidas no processo e isso foi possível pela parceria com a Zumbi dos Palmares e o envolvimento de profissionais negros da JWT.

Um dos pontos interessantes do Black Box fora o conteúdo é o design gráfico. O mapa da área de Palmares, onde era localizado  Quilombo mais conhecido do Brasil, em Alagoas, foi utilizado para formar todas as imagens do livro através do design generativo. Um código foi desenvolvido para transformar o mapa em pequenas partículas que foram reunidas para formar a imagem, inserindo o DNA da história negra em cada ilustração.

Imagens das páginas do Black Box (Foto: Divulgação)

Os capítulos do livro foram divididos em temas que serão trabalhados entre os alunos da Zumbi dos Palmares que são os únicos a ter acesso a obra nesse primeiro momento.

Veja mais detalhes nesse vídeo:

 

 

Comments

Comentários