Billy Porter, ator de Pose, revela que é HIV positivo

0
1348

Após 14 anos do diagnóstico, o ator Billy Porter resolveu se abrir sobre sua condição de soropositivo. O principal motivo para o ator ter mantido a situação em segredo foi a vergonha e o medo da discriminação. “Ser HIV positivo de onde eu venho, tendo crescido em na igreja Petencostal e com uma família muito religiosa é uma punição de Deus”, conta o ator em entrevista à revista The Hollywood Reporter.  

“Eu fui da geração que deveria se precaver mais, mas aconteceu mesmo assim. Foi em 2007, o pior ano da minha vida. E estava no precipício da escuridão por mais ou menos uma década, mas 2007 foi o pior de todos. Em fevereiro, fui diagnosticado com diabetes tipo 2, em março, assinei os papeis de falência e em junho fui diagnosticado com HIV”, relembra

Porter afirma ter contado de sua situação apenas às pessoas que precisavam saber, mas não contou à mãe dele e nem a colegas de profissão sobre a situação, durante muito tempo. “Eu estava tentando ter uma vida e uma carreira e acho que não poderia se as pessoas erradas soubessem”, relembra.

Ele acredita que a pandemia e a quarentena proporcionaram a ele um momento profundo de reflexão, devido ao isolamento. “A covid criou um espaço seguro para eu parar, refletir e lidar com o trauma na minha vida”, avalia. Porter conta também que começou a fazer terapia aos 25 anos de idade, mas somente no último ano começou, de fato, a tratar o trauma e começar um processo de cura.

A arte imita a vida — Billy Porter venceu o Emmy por sua interpretação na série Pose, onde dá vida a Pray Tell, um mestre de cerimônias das festas de Ball Room em Nova York. Na série, Pray também é diagnosticado com HIV. Para Porter, interpretar este personagem foi uma grande oportunidade. “Consegui dizer tudo o que eu queria por meio de um substituto”, disse.

No último dia de gravações da terceira e última temporada de Pose, Billy se abriu sobre o diagnóstico com os colegas de elenco e com sua mãe. A receptividade da mãe foi surpreendente. “Você está carregando isso por 14 anos? Nunca mais faça isso, sou sua mãe e te amo não importa o que aconteça”, disse ela.

Em sua conta no Twitter, Billy postou a capa da revista para a qual deu a entrevista com a legenda: Minha verdade, no meu tempo. 

Comments