bell hooks, escritora e ativista negra, morre aos 69 anos

0
bell hooks, escritora e ativista negra, morre aos 69 anos
bell hooks / Divulgação

bell hooks, aclamada autora, crítica, feminista negra e intelectual pública, morreu neste dia 15 de dezembro em sua casa, na cidade de Berea. Aos 69 anos, hooks lutava há um bom tempo contra uma doença – ainda não divulgada. Autora faleceu cercada de amigos e familiares, de acordo com a sobrinha, Ebony Motley.

Gloria Jean Watkins (nome de registro) nasceu em 25 de setembro de 1952 em Hopkinsville, Kentucky, Estados Unidos. Autora publicou mais de quarenta livros e numerosos artigos acadêmicos, apareceu em vários filmes e documentários, e participou de várias palestras públicas. Sua obra incidiu principalmente sobre a interseccionalidade de raça, capitalismo e gênero, e aquilo que conecta como a capacidade destes para produzir e perpetuar sistemas de opressão e dominação de classe.

O nome “bell hooks” foi inspirado na sua bisavó materna, Bell Blair Hooks. De acordo com a autora, a letra minúscula buscava dar enfoque ao conteúdo da sua escrita e não à sua pessoa. O seu objetivo não era ficar presa a uma identidade em particular mas estar em movimento permanente.

bell hooks, em 2019 / Associated Press

Filha de Veodis e Rosa Bell Watkins, a quarta de sete irmãos, bell hooks frequentou escolas segregadas no Condado de Christian, depois foi para a Universidade de Stanford na Califórnia, fez mestrado em inglês na Universidade de Wisconsin e doutorado em literatura na Universidade da Califórnia, em Santa Cruz.

Apesar de ter escrito o primeiro rascunho do clássico livro ‘Não Serei Eu Mulher?‘ aos 19 anos, obra só foi publicada em 1981 quando ela tinha 29. Livro chegou a ser classificado, pela Publishers Weekly, como um dos mais influentes do mundo.

Em 1991, bell hooks foi premiada com o ‘The American Book Award‘, um das honrarias literárias de maior prestígio dos Estados Unidos, que reconhece ‘realizações literárias notáveis’ no campo da escrita.

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display