A judoca brasileira Beatriz Souza conquistou a medalha de ouro na categoria acima de 78 kg nas Olimpíadas de Paris, ao derrotar a israelense Raz Hershko com um waza-ari na final. Esta vitória marca a primeira medalha de ouro para a delegação brasileira nos Jogos de 2024.
Com pouco mais de dois minutos de luta, Beatriz aplicou o golpe decisivo que lhe garantiu a vitória. Nos minutos seguintes, ela conseguiu evitar um ippon da adversária e administrou a luta até o fim, com ambas as atletas acumulando duas punições nos segundos finais. Ao término do combate, Beatriz não conteve a emoção e chorou no tatame, comemorando a conquista aos 26 anos de idade.
Notícias Relacionadas
Filmes e séries curtas de terror com protagonismo negro para assistir na sexta-feira 13
Silvia Nascimento e Mundo Negro são finalistas do prêmio +Admirados Jornalistas Negros e Negras; Saiba como votar
Beatriz Souza chegou a Paris com um histórico de sucesso, incluindo uma medalha de bronze no Pan-Americano de Santiago 2023, ouro no Campeonato Pan-Americano de Calgary 2023, e bronze no Mundial de Doha 2023. Com sua vitória, o Brasil agora soma seis medalhas na Olimpíada de Paris, incluindo outras conquistas no judô, ginástica e marcha atlética.
Na trajetória rumo ao ouro, Beatriz teve um desempenho notável, vencendo sua primeira luta contra a nicaraguense Izayana Marenco com um ippon em apenas 40 segundos. Nas quartas de final, ela superou a sul-coreana Hayun Kim com um waza-ari no golden score. Na semifinal, Beatriz derrotou a francesa Romane Dicko, líder do ranking e favorita ao ouro, também com um ippon no golden score.
Notícias Recentes
59% das mulheres negras têm medo de sofrer violência física durante deslocamentos, revela pesquisa
Emmy 2024: onde assistir as produções indicadas com protagonismo negro