Banhos de ervas: A ancestralidade a serviço do seu bem-estar físico e mental

0
Banhos de ervas: A ancestralidade a serviço do seu bem-estar físico e mental

Não está fácil para ninguém. A saúde mental do negro brasileiro não resiste a tantas notícias ruins sobre COVID, violência, estatísticas que mostram que estamos ficando mais pobres, isso sem contar os prejuízos educacionais. As mudanças externas dependem de muitos fatores, alguns deles, fora do nosso controle. O que a gente pode fazer e assumir é a responsabilidade integral pelo nosso bem-estar. Não é fácil, mas a natureza pode ser a cura e dentro desse contexto, os banhos de ervas podem mudar a sua vida.

Mãe Celina é Yalorixá tem 30 anos de iniciação no Candomblé é iniciada também no culto de Ifá. Ela é Gestora do Centro Cultural Pequena África e idealizadora e criadora do projeto “O Poder das Ervas” . Durante a quarentena ela lançou o livro “O poder das Ervas” (Editora Córrego).

“Quando eu fiz o livro foi pensando em como as pessoas podem e devem se cuidar e como é importante trazer a natureza para o dia a dia e para a vida”, explica a Mãe de Santo e escritora.

Imagem: Márcio Monteiro

Para ela cuidar do corpo está diretamente ligado ao nosso mental. “Os banhos de chá trazem tranquilidade, paz, harmonia e calma mental. Eles preservam a saúde mental e através dela você protege a saúde física sim. A cabeça comanda tudo, o Ori comando todo o corpo. Quanto o Ori está em paz, o corpo está em paz” detalha a especialista em ervas.

Selecionamos alguns banhos do livro para você preparar para si ou para alguém que precisa restaurar suas energias.

O PODER DAS ERVAS

BANHO PARA DEPRESSÃO/ANTIDEPRESSIVO

– Flor de laranjeira

– Elevante

– Alecrim

– Lavanda

– Camomila

– Malva branca

– Coentro ricos

 Uso: Esse banho é muito indicado para pessoas que estejam se sentindo muito indispostas, tristes e deprimidas, sem motivações para sair de casa ou encontrar pessoas. Para pessoas que estão com sua energia muito baixa, este banho reativa, revigora e aumenta a energia e o ânimo de quem o utiliza.

Instruções: Quando estiver preparando o banho, mentalize coisas positivas para si. Após lavar as ervas, colocar porções generosas de cada erva em uma bacia com 5 litros de água mineral com gás, macerar as ervas na água com as mãos até colorir a água e as ervas estarem bem misturadas. Coar o líquido e reservar o bagaço. Banhar-se da cabeça aos pés por 5 dias seguidos sempre à noite antes de dormir.

Após: Vestir roupas brancas ou claras para atrair paz e harmonia. Devolver o bagaço das ervas à natureza, num jardim, horta ou espaço com árvores, adubando a terra do local.

BANHO PARA EQUILÍBRIO DA MENTE

– Lavanda

– Poejo

– Alecrim

– Hortelã

– Mulungu

– Camomila

– Colônia

Preparação: Deixar porções de uma xícara de cada uma dessas ervas imersas numa bacia com 5 litros de água filtrada ou mineral em repouso sub a luz do luar, num quintal, varanda ou próximas à janela, durante toda uma noite de lua nova.

Instruções: Na manhã seguinte, em jejum, macerar bem a ervas na água com as mãos até colorir a água e as ervas estiverem bem misturadas. Coar o líquido, reservar o bagaço e banhar-se da cabeça aos pés por 7 dias seguidos.

Após: Vestir roupas brancas ou claras para atrair paz e harmonia. Devolver o bagaço das ervas à natureza, num jardim, horta ou espaço com árvores, adubando a terra do local.

BANHO PARA RELAXAR

-1 colher de sopa de camomila

-1 colher de sopa de erva-doce

– 2 paus de canela

– 3 rosas brancas

Instruções: Adicionar e ferver 3 litros de água mineral ou filtrada com as especiarias (camomila, erva-doce e canela). Após ferver, adicionar as pétalas de rosas, tirar do fogo e deixar repousar por alguns minutos. Coar o conteúdo todo e separar o bagaço. Banhar-se da cabeça aos pés quando o banho estiver em temperatura morna, confortável ou frio.

Recomendação: Aconselho fazer esse banho num fim de semana, preferencialmente preparando o pela manhã. Enquanto o faz, mentaliza coisas boas para si. Após banhar-se, procure evitar roupas pretas ou escuras. O bagaço deve ser despachado à Natureza, como adubo ou você pode secar ao sol e usar para fazer defumação.

Mais informações sobre o livro clique aqui.

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display