Incitar a discussão sobre a invisibilidade de corpos de negros, criminalização, violência e presença destes corpos marginalizados dentro do nosso país, essa é a proposta do solo “BANG!”, protagonizado pela pesquisadora, artista e performer Val Souza.
“Eu tenho como processo artístico pensar a experiência da minha presença negra nesse mundo branco. Como resultado dessas relações, venho elaborando produções em teatro, dança, educação, curadoria e comunicação. Minha poética está em criar constrangimento, afetações, e mostrar o racismo estrutural desse país. Eu não sou ingênua, ao propor isso eu também estou disposta a agenciar e receber afetações e constrangimentos”, conta Val.
Notícias Relacionadas
Denzel Washington se torna o ator negro mais indicado ao Globo de Ouro; veja os filmes que marcaram sua trajetória
A$AP Rocky será a estrela do novo filme de Spike Lee, ao lado de Denzel Washington
Em “BANG!” a artista realiza a performance de forma a reagir corporalmente a intervenções sonoras e, assim, apresentar-se enquanto mulher negra refletindo, artisticamente, as mazelas racistas e machistas do Brasil.
Logo após a performance haverá um debate sobre o processo criativo e a estética da mulher negra, que contará com a participação de Val Souza e da escritora Cidinha da Silva. O evento acontece dia 25 de agosto, a partir das 18h, na “Katuka Africanidades” – Rua Chile s/n° – Centro, Salvador (BA). Entrada gratuita.
Saiba mais sobre o espetáculo e confirme sua presença através do evento criado no Facebook.
Notícias Recentes
Câmara de Salvador aprova projeto para adaptar capelos de formatura a cabelos afro
Dicas de desapego e decoração ancestral para o fim de ano com a personal organizer Cora Fernandes