Desde o início de 2023, a notícia sobre casos de intoxicação pelo uso de pomadas modeladoras têm se intensificado entre os usuários do produto. Na Bahia, os registros de intoxicação cresceram 121%, de acordo com informações publicadas pelo jornalista Gil Santos, no jornal Correio das Bahia. Segundo dados da Secretaria de Saúde da Bahia, em 2023, foram notificados 19 casos, enquanto apenas no mês de janeiro deste ano, foram registrados 42 casos.
Os dados divulgados pelo órgão na última semana, mostram que 81% das vítimas são do sexo feminino e ,metade delas está na faixa etária de 10 a 29 anos. A secretaria informou que o município de Salvador foi o que mais teve notificações, reunindo 59,5% dos casos, enquanto Juazeiro foi o segundo em ocorrências, com 12 casos. Outros municípios, entre eles, Itapicuru, Barra do Choça, Poções e Porto Seguro possuem um caso de intoxicação por uso de pomadas modeladoras para cabelos.
Notícias Relacionadas
Após declaração de Denzel Washington, executivos da Marvel Studios confirmam Pantera Negra 3
Com 40 juízas negras nomeadas, governo Biden quebra recorde histórico no judiciário dos EUA
Na semana passada, novos casos de cegueira pelo uso das pomadas modeladoras foram registrados. Em matéria publicada pelo jornal ‘Bom Dia Rio’ na sexta-feira, 16, uma jovem de 22 anos, moradora da Cidade de Deus, colocou tranças no dia 12 de fevereiro e no dia seguinte, quando foi tomar banho de piscina, começou a sentir fortes dores nos olhos e procurou a emergência.
De acordo com a matéria, no final do ano passado, o Hospital Souza Aguiar recebeu mais de 100 pessoas com queimaduras nos olhos depois do uso de pomadas modeladoras de cabelos. A Secretaria de Saúde do Município também já registrou mais de 80 atendimentos relacionados à infecção nos olhos desde o dia 1º de janeiro.
Na Bahia, de acordo com a secretaria de saúde, a preocupação aumentou com as festas de Carnaval. “Considerando-se que nessas festividades, em geral, aumenta o uso desses modeladores nos penteados, tendendo a aumentar o número de casos em virtude do calor, quando as pessoas suam mais, a ocorrência de chuvas e o hábito de banho de mar e/ou piscina”.
Recentemente, a Anvisa disponibilizou em seu site a lista de pomadas modeladoras que têm autorização para uso. Basta acessar o link (CLIQUE AQUI) para consultar.
Notícias Recentes
Sueli Carneiro se torna a primeira brasileira reconhecida como cidadã beninense
Iza anuncia lançamento de música e clipe em homenagem à sua filha, Nala