Texto: Reinaldo Calazans
Importante museu em São Paulo faz uma linda narrativa da história do ícone do blues. É importante salientar que, além de um legado valioso na música, o artista e ativista, B.B. King, também, lutou pelos direitos da comunidade negra em um momento fundamental da luta contra a segregação nos EUA.
Notícias Relacionadas
"Fazer a América branca de novo” este é o verdadeiro slogan do governo de Donald Trump
Potencializar negócios e manter pautas de D&I ainda é um desafio necessário
Ele nasceu em Mississipi, no ano de 1925. Quando criança trabalhou colhendo algodão para ajudar sua família que vivia em uma situação muito precária. Desde aquela época já sentia de perto o reflexo do racismo.
Foi na década de 1940 que ele conseguiu comprar seu primeiro violão, naquele momento ele se muda para a cidade de Memphis, local que lhe deu a possibilidade de se apresentar nas esquinas, o que rendia seu ganha pão.
Daí em diante sua carreia começa a decolar, mas, é claro, que para um jovem negro nada seria fácil. Ele se deparou com vários momentos históricos. Entre eles a segregação que feriu várias vidas e acabou com diversos sonhos.
Sua vida também foi regada de sucesso, ganhou mais de 16 prêmios Grammy. Suas músicas eram sucesso total, entre elas estão “How blue can you get”, “Please love me”, “Three o’clock blues” e outras.
A mostra faz uma viagem ao tempo, fala sobre a segregação, narra a trajetória do blues, nos apresenta uma cronologia da sua vida, desde a infância até chegar aos holofotes, amizades e objetos pessoais.
O que mais chama a atenção ao chegar na exposição são duas portas as quais estão escritas “White – brancos” e na outra “Colored – de cor”, a sensação é como se estivéssemos vivendo naquele momento da segregação.
A experiência sensorial faz parte e o tema diz tudo sobre essa linda homenagem: “Um Mundo Melhor em Algum Lugar”
Está por São Paulo? Corre que dá tempo
A mostra ficará disponível até 08 de outubro.
Onde: Museu da Imagem e do Som (MIS), na Av. Europa, 158, Jardim Europa
Notícias Recentes
21 de janeiro - Dia de Combate à Intolerância Religiosa: a resistência e o orgulho do povo negro
Vencedora do Emmy, 'Abbott Elementary' é renovada para 5ª temporada