Com histórico de fazer ‘imitações’ de pessoas negras, Awkwafina é indicada a prêmio da NAACP e gera revolta

0
Com histórico de fazer ‘imitações’ de pessoas negras, Awkwafina é indicada a prêmio da NAACP e gera revolta
Awkwafina. Foto: Reprodução

Decisão da Associação Nacional pelo Progresso das Pessoas de Cor (NAACP) de indicar a atriz por “excelente locução de personagem” causou revolta na internet.

O NAACP Image Awards, da Associação Nacional pelo Progresso das Pessoas de Cor, listou a atriz Awkwafina entre os indicados ao prêmio e causou revolta entre os usuários das redes sociais nos Estados Unidos. A comediante tem um histórico de usar estereótipos negros para avançar em sua carreira.

A atriz foi indicada por “excelente performance de dublagem de personagem” por seu trabalho em “Raya e o Último Dragão”, da Disney. Em setembro, ela foi alvo de críticas por seu histórico de usar o vocabulário e expressões do inglês características de pessoas negras, apropriação indevida de sotaques negros e uso de mulheres negras para efeito cômico.

A indicação levantou suspeitas no Twitter, já que a NAACP tem o histórico de honrar e destacar as conquistas negras e os agentes de mudança dentro da comunidade. “O fato é que Awkwafina é literalmente racista. Quem quer que esteja dirigindo a Associação agora está fazendo um trabalho pobre ao deixar isso passar”, disse uma usuária da rede.

Alguns usuários afirmam que o termo “pessoa de cor” engloba também asiáticos e outras pessoas não brancas, mas outros grupos defendem que quando a NAACP foi criada, este termo se referia exclusivamente a pessoas negras e destacam a necessidade de outras pessoas de cor como latinos e asiáticos serem “aliados” na luta do povo negro e recusarem, por exemplo, nomeações como esta.

Estamos no Telegram! Receba diariamente nossas notícias em primeira mão. Participe! https://t.me/SiteMundoNegro

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display