Decisão da Associação Nacional pelo Progresso das Pessoas de Cor (NAACP) de indicar a atriz por “excelente locução de personagem” causou revolta na internet.
O NAACP Image Awards, da Associação Nacional pelo Progresso das Pessoas de Cor, listou a atriz Awkwafina entre os indicados ao prêmio e causou revolta entre os usuários das redes sociais nos Estados Unidos. A comediante tem um histórico de usar estereótipos negros para avançar em sua carreira.
Notícias Relacionadas
Pantera Negra 3| Três atores recusam papel de T'Challa, segundo youtuber
Animação biográfica de Pharrell Williams estreia no Brasil e revive trajetória do artista em Lego 3D
A atriz foi indicada por “excelente performance de dublagem de personagem” por seu trabalho em “Raya e o Último Dragão”, da Disney. Em setembro, ela foi alvo de críticas por seu histórico de usar o vocabulário e expressões do inglês características de pessoas negras, apropriação indevida de sotaques negros e uso de mulheres negras para efeito cômico.
A indicação levantou suspeitas no Twitter, já que a NAACP tem o histórico de honrar e destacar as conquistas negras e os agentes de mudança dentro da comunidade. “O fato é que Awkwafina é literalmente racista. Quem quer que esteja dirigindo a Associação agora está fazendo um trabalho pobre ao deixar isso passar”, disse uma usuária da rede.
Alguns usuários afirmam que o termo “pessoa de cor” engloba também asiáticos e outras pessoas não brancas, mas outros grupos defendem que quando a NAACP foi criada, este termo se referia exclusivamente a pessoas negras e destacam a necessidade de outras pessoas de cor como latinos e asiáticos serem “aliados” na luta do povo negro e recusarem, por exemplo, nomeações como esta.
Estamos no Telegram! Receba diariamente nossas notícias em primeira mão. Participe! https://t.me/SiteMundoNegro
Notícias Recentes
Conta '@vp' é assumida por atual vice-presidente dos EUA no Instagram e Kamala Harris ajusta perfil na rede social
21 de janeiro - Dia de Combate à Intolerância Religiosa: a resistência e o orgulho do povo negro