Texto: Kelly Bapstista
São incontáveis os casos de racismo e violências sofridas por entregadores de aplicativos. Uma queixa bem comum quando mais uma notícia vem à tona, é o desamparo que estes profissionais enfrentam ao serem vítimas de clientes. Quase a totalidade destes entregadores, não possui recursos para contratar um advogado particular ou ter um acompanhamento psicológico.
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Demorou, mas finalmente surge uma iniciativa realizada pela Black Sisters in Law em parceria com o iFood, com o objetivo de combater a discriminação e oferecer apoio aos entregadores, a marca lança uma central de apoio psicológico e jurídico para entregadores vítimas de discriminação. A associação global de advogadas negras, reconhecida por seu trabalho em várias áreas do Direito, se une à plataforma de delivery para garantir que os trabalhadores não sejam vítimas de ofensas, preconceito, assédio ou violência.
A iniciativa ganha destaque por sua importância no cenário atual, onde a proteção e valorização dos entregadores se tornaram fundamentais. Por meio dessa parceria estratégica, o iFood disponibilizará uma central assistencial dedicada aos entregadores que sofreram discriminação, garantindo-lhes acesso à justiça e apoio em suas demandas.
A atuação da Black Sisters in Law, que reúne advogadas negras comprometidas em promover a igualdade e a justiça social, traz uma abordagem abrangente para enfrentar os desafios enfrentados pelos entregadores. Além de oferecer suporte jurídico, a associação reconhece a importância do cuidado psicológico para ajudar os trabalhadores a superar os traumas causados pela discriminação.
“Ganha o iFood, que fornecerá aos seus entregadores um instrumento de segurança e proteção quando experimentam situação de racismo e injúria racial. Ganham as Black Sisters in Law, que terão a oportunidade de exercer a advocacia com dignidade. E ganham os entregadores, que passam a ter ao seu dispor uma plataforma que os acompanhará e fornecerá assistência jurídica nos momentos mais desafiadores do exercício da atividade.”, celebrou a fundadora da Black Sister in Law, Dione Assis.
Todos os casos reportados pelos entregadores no aplicativo do iFood serão encaminhados para as advogadas e psicólogas associadas à Black Sisters in Law, que fornecerão atendimento especializado e individualizado. Essa medida visa garantir que os entregadores recebam a devida assistência legal e emocional, auxiliando-os a enfrentar os momentos mais desafiadores de sua jornada de trabalho.
Em comunicado oficial nas redes sociais da organização, a Black Sisters in Law afirmou que as advogadas “trabalharão em estreita colaboração com o iFood para identificar casos de racismo e injúria racial, oferecendo suporte legal, psicológico, orientação e representação jurídica apropriada” e reforçou a mensagem de apoio aos entregadores “Se você é um entregador que sofreu discriminação racial, saiba que agora há um apoio jurídico ao seu alcance”.
Para denunciar casos de discriminação e receber suporte da Central de Apoio Psicológico e Jurídico do iFood, os entregadores podem reportar os episódios diretamente no aplicativo. Ao clicar na opção “Alerta de casos graves” e selecionar “Quero reportar um caso grave”, eles poderão relatar o incidente e anexar fotos, se necessário. De acordo com informações do iFood, a equipe de Segurança de app entrará em contato para fornecer orientações e encaminhar o caso às profissionais da Black Sisters in Law.
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