Com novidades, o Prêmio Multishow anunciou nesta segunda-feira (29) os indicados à nova edição do evento. Após um período de boicote, Ludmilla apareceu como destaque deste ano, recebendo 6 indicações dentro das categorias populares. Em 2021, após ser esnobada pelo prêmio, a intérprete do ‘Numanice’ protestou contra a forma como a organização deixava de lado artistas pretos de sucesso. “Onde não sou bem-vinda prefiro não estar só por educação”, criticou Lud à época. “Uma representante das minorias, uma cantora negra, bissexual, funkeira, periférica, nunca mais fui indicada na categoria ‘Cantora do Ano’. Infelizmente essa é a forma que o sistema te boicota”.
Com a enorme repercussão negativa, o Prêmio Multishow se comprometeu a realizar mudanças, pedindo ajuda da própria Ludmilla. “Sabemos que o mundo de hoje ainda está longe da representatividade ideal e continuaremos trabalhando no que for necessário para evoluir”, destacou a premiação.
Notícias Relacionadas
Grammy 2025 tem forte presença de artistas negros, com destaque para mulheres
Em dia de eleições nos EUA, Beyoncé lança clipe “Beywatch”, homenageia Pamela Anderson e incentiva voto
“Nós conversamos e eles me propuseram contribuir para as mudanças na premiação a partir do ano que vem”, explicou Ludmilla após receber o convite no final de 2021. “Vamos conversar para, juntos, colocarmos em prática mudanças gerais que envolvam não só o coletivo quanto o compromisso de estar sempre em atualização para atender à novos requisitos do mercado fonográfico“.
Ao longo dos últimos meses, buscando ampliar a presença de votantes negros, a Academia do prêmio passou de 500 integrantes para 600. “Eles [a Academia] foram os responsáveis por indicar os nomes dos artistas, baseando-se em diversidade, gêneros musicais e regiões do Brasil, garantindo a pluralidade que se reflete no cenário musical”, destacou o evento em comunicado. Entre as novidades da nova edição estão os prêmios de ‘Artista do Ano’ – que substitui Cantor e Cantora do Ano – e ‘Voz do Ano’, além da ampliação do número de indicados por categoria, que passa de cinco para oito nomes.
Este ano, Ludmilla aparece com indicações em ‘Artista do Ano’, ‘Voz do Ano’ e ‘Álbum do Ano’. Vale destacar ainda que Lud também celebrará 10 anos de carreira no palco da cerimônia, dia 18 de outubro, realizando um super medley com seus maiores sucessos.
Nomes como IZA, Baco Exu do Blues, Matuê, Gilsons, Tasha e Tracie, Criolo, Black Pantera, Afrocidade, Raça Negra e mais, também foram indicados ao Prêmio Multishow 2022.
Notícias Recentes
Rei do maior grupo étnico da Angola desembarca pela primeira vez em Salvador
Você sabia que logo depois da abolição a maioridade penal foi reduzida para 9 anos?